Algodão alcança 77,28% da área prevista para plantio em Goiás
A área plantada na safra 2020-21 continua crescendo e aumentou de 73,59% para 77,28%, entre o dia 14 e 21 de janeiro
O Programa Pró-Amendoim, que monitora a segurança alimentar dos produtos derivados do amendoim, celebra 20 anos de atuação no mercado brasileiro em 2021. Fundado pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) em janeiro de 2001, o programa conta com o selo Qualidade Certificada Pró-Amendoim ABICAB, que certifica as empresas que atendem aos requisitos da legislação de boas práticas de fabricação e produzem produtos à base de amendoim totalmente seguros em relação ao nível de aflatoxina, de acordo com a determinação das regulamentações nacionais.
Para o vice-presidente da ABICAB, Renato Fechino, ao longo dessas duas décadas, o Programa foi se mostrando cada vez mais benéfico aos consumidores. "Além de garantir a saudabilidade do amendoim e dos produtos derivados dele, o trabalho realizado nesses 20 anos trouxe diversos avanços para a indústria, além de novos marcos regulatórios que foram estabelecidos por meio do trabalho da Associação em conjunto com as empresas participantes", celebra o executivo.
Atualmente, onze empresa integram o programa e possuem o direito do selo. Todos são obrigatoriamente monitorados, analisados, e passam por rigorosas auditorias periódicas de Boas Práticas de Fabricação e pré-requisitos de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) em suas fábricas, realizadas pela DNV-GL Business Asssurance Avaliações e Certificações. As empresas que participam do programa devem atender a todos os critérios estabelecidos pelos órgãos regulatórios.
"O foco do nosso trabalho, tanto da ABICAB quanto do Programa Pró-Amendoim, é garantir ao consumidor brasileiro um produto certificado e de qualidade. O amendoim está presente na dieta do brasileiro e é um alimento que possui diversos benefícios à saúde e um alto valor nutricional. Por isso, ao longo desses 20 anos, trabalhamos para reforçar as boas práticas de produção no setor, a fim de garantir segurança e qualidade aos consumidores.", conta Fechino.
Monitoramento frequente
Trimestralmente são coletadas amostras de produtos de amendoim em diferentes pontos de venda do país, obrigatoriamente de empresas que fazem parte do programa, e, também, de fabricantes que não fazem. Os produtos são analisados por um laboratório acreditado pelo INMETRO.
O Pró-Amendoim, desde seu início, já realizou mais de 78 monitoramentos no mercado nacional, garantindo a credibilidade do selo e saudabilidade dos alimentos. Quando alguma irregularidade é identificada, o resultado dessa análise é encaminhado para as autoridades competentes para que tomem as providências pertinentes.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura