Produtor de Mercedes alcança 179 sacas de trigo por alqueire

06.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

É da terra que, há mais de 40 anos, o produtor Antonio Moisés Zanelato tira a renda de sua família. Toda essa experiência, aliada a bons produtos, tem trazido excelentes resultados para o produtor de Mercedes, município da região extremo oeste do Paraná. Ainda no início deste ano, Zanelato foi destaque na região pela boa produtividade que teve com o plantio de soja. O produtor superou a média nacional, quando colheu 209 sacas da cultivar CD 241RR por alqueire. Agora, ele chama a atenção novamente.

Desta vez, Zanelato comemora os resultados alcançados com o plantio de trigo. A cultivar CD 150, lançada pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec em 2009, foi a responsável pela produção de 179 sacas por alqueire. Foram 4.456 quilos por hectare, o que torna esta, uma das melhores colheitas registradas até o momento. "Eu achei excelente esta nova variedade. É um trigo com sanidade, precoce, de alta produtividade e bom peso hectolítro (pH). É a primeira vez que planto e com certeza vou querer seguir com a CD 150 nas próximas safras", afirmou. A receita certa para a boa produtividade inclui sementes de qualidade e muita dedicação. Zanelato efetuou o plantio no dia 20 de abril e colheu no dia 26 de agosto. Ele usou a tecnologia exigida, adotando os mesmos cuidados de safras anteriores. "Ao contrário de outras cultivares, que necessitaram de duas aplicações de fungicidas, a CD 150 é mais econômica. Fiz apenas uma aplicação do defensivo na lavoura. Economizei e agora o grão já está no armazém". Zanelato também plantou as cultivares CD 118 e CD 104, que também geraram bons resultados.

COPAGRIL -

Na estação experimental da Cooperativa Agroindustrial Copagril, uma área de 13,8 hectares recebeu a cultivar CD 150, também no dia 20 de abril. Foram colhidos, no dia 28 de agosto, 4.178 quilos de trigo. Este resultado, como outros registrados na região, também é considerado extremamente satisfatório. Conforme o responsável pela Estação Experimental da Copagril, Darci Augusto Sônego, para chegar numa grande produção, além da cultivar apresentar boa qualidade, é fundamental o acompanhamento técnico. "Preparamos bem a terra, fizemos adubação, cobertura correta e aplicamos o fungicida no momento certo".

Com relação a CD 150, Sônego afirmou que a cultivar tem porte bom, apresenta boa precocidade e a sanidade além do esperado. "Até produz mais do que aparenta. Com certeza eu recomendo esta cultivar, por ser um material melhorador e com um ciclo muito interessante. Não precisa de cuidados especiais e gera grandes resultados". Ele ainda destacou a cultivar CD 116, que eles também plantaram na Estação Experimental. "Esta variedade se mostrou bastante sadia. Mesmo com um ano seco, não houve diferença. No geral, as sementes da Coodetec são excelentes alternativas para o produtor".

Andrelise Daltoé

Assessoria de Comunicação Coodetec

(45) 3321 3521

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro