Produção de soja deve impulsionar safra de grãos no Brasil em 2022/23

Com quase metade do volume total, colheita de soja pode chegar a 151,4 milhões de toneladas, aponta Conab

09.03.2023 | 09:55 (UTC -3)
Cultivar, com informações Conab

A produção brasileira de grãos na safra 2022/23 pode chegar a 309,9 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Quase metade desse volume total é resultado das lavouras de soja, com uma colheita prevista de cerca de 151,4 milhões de toneladas.

Caso essa previsão se confirme, o volume de soja colhido nesta temporada será 20,6% superior ao registrado no ciclo anterior, apontando uma recuperação na produtividade das lavouras que foram afetadas pelas condições climáticas adversas em 2021/22. No entanto, a estimativa da Conab sofreu uma variação negativa de 1% em relação ao último anúncio, devido aos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul.

Apesar disso, essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A colheita da soja está avançando em todas as regiões produtoras, mas com percentuais abaixo do registrado na safra anterior, devido a motivos distintos, como o excesso de chuvas.

O atraso na colheita da soja impacta a semeadura do milho 2ª safra, que já tem semeada 63,6% da área prevista para a cultura em todo o país. A Conab projeta crescimento na produção de 11,3% podendo chegar a 95,6 milhões de toneladas. No entanto, semear o milho fora da janela ideal pode aumentar os riscos durante o desenvolvimento das lavouras.

Para o algodão, houve um aumento de 4% na área semeada, atingindo 1,66 milhão de hectares. A expectativa é que a colheita da pluma atinja 2,78 milhões de toneladas. No caso do arroz, a produção é estimada em 9,9 milhões de toneladas, 8,4% inferior ao volume produzido na safra passada, devido à redução de área e às condições climáticas adversas. Já a colheita do feijão é estimada em 2,92 milhões de toneladas, somando as três safras.

Apesar dos desafios enfrentados pelas lavouras brasileiras, a previsão é de um aumento na produção de grãos na safra 2022/23. Com a colheita da soja em alta, a perspectiva é de um bom desempenho no mercado agrícola, contribuindo para a economia do país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro