Estudo do CESB mostra que solo, manejo e equipe garantem boa produtividade da soja
Palestra do Cesb na Parecis SuperAgro mostrou como produtor rural pode alcançar máximo potencial nas lavouras
Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram que as plantas emitem sons específicos e identificáveis quando estão sob estresse, e que esses sons podem ser ouvidos por animais como morcegos, ratos e insetos. A pesquisa, liderada pela professora Lilach Hadany e publicada na revista científica Cell, resolveu uma antiga controvérsia científica sobre se as vibrações das plantas se transformam em ondas sonoras audíveis.
Para realizar o estudo, os pesquisadores colocaram plantas em uma caixa acústica isolada e sem ruídos de fundo. Microfones ultrassônicos foram posicionados a cerca de 10 cm de cada planta e captaram sons entre 20 e 250 kHz (a frequência máxima detectada por um ser humano adulto é de aproximadamente 16 kHz). Os cientistas analisaram principalmente plantas de tomate e tabaco, mas também incluíram trigo, milho, cactos e outras espécies.
Antes de serem colocadas na caixa acústica, as plantas foram submetidas a diferentes condições: algumas não foram regadas por cinco dias, outras tiveram o caule cortado e algumas não sofreram intervenções. Os resultados mostraram que as plantas em condições normais emitiam menos de um som por hora, enquanto as plantas estressadas – desidratadas ou feridas – emitiam dezenas de sons a cada hora.
Para analisar as gravações, os pesquisadores desenvolveram algoritmos de inteligência artificial (IA) capazes de distinguir entre diferentes plantas e tipos de som. Os algoritmos identificaram e classificaram os sons das plantas mesmo quando elas estavam em um ambiente barulhento, como uma estufa.
Os cientistas acreditam que as informações contidas nos sons das plantas podem ser úteis para os seres humanos, fornecendo informações sobre a necessidade de irrigação, por exemplo. O estudo também levanta outras questões intrigantes, como a natureza do mecanismo por trás dos sons das plantas e se outras plantas também conseguem ouvir esses sons. Os pesquisadores continuarão a explorar essas perguntas em estudos futuros.
O artigo completo, em inglês, pode ser lido aqui.
Sobre comunicação de plantas, a Revista Cultivar publicou reportagem em janeiro de 2000 (edição 12 - "Plantas também pedem socorro"). As imagens podem ser vistas abaixo...
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Palestra do Cesb na Parecis SuperAgro mostrou como produtor rural pode alcançar máximo potencial nas lavouras
A região conta com um estoque suficiente de biomassa, óleos vegetais, gorduras animais, açúcares, amidos, álcoois e materiais lignocelulósicos para que a agricultura da região também possa ser fornecedora de biocombustíveis para a indústria aérea, afirmou o Diretor Geral do IICA
Onze trabalhos científicos resultantes da pesquisa da Embrapa Territorial serão apresentados, sobre atividades como a aquicultura, a produção de soja, algodão e café, além de alimentos orgânicos