Pesquisa avalia efeito do nitrogênio no ciclo do carbono

Diferenças foram observadas nas taxas de renovação do carbono orgânico do solo sob diferentes níveis de nitrogênio

08.08.2024 | 11:08 (UTC -3)
Revista Cultivar

Estudos recentes apontam que a entrada de nitrogênio reativo exógeno tem um efeito significativo no ciclo do carbono em ecossistemas terrestres. Pesquisas anteriores concentraram-se nas camadas superficiais do solo. No entanto, estas camadas representam apenas metade do carbono orgânico do solo (SOC). A camada profunda do solo, devido às suas condições ambientais únicas, pode responder de forma diferente ao nitrogênio…

Um grupo de pesquisa liderado por Wenbing Tan, da Academia Chinesa de Ciências Ambientais, realizou um experimento de campo a longo prazo. Eles coletaram amostras de solo de parcelas agrícolas com diferentes tratamentos de fertilizantes nitrogenados. Utilizando isótopos estáveis de carbono, investigaram as contribuições de carbono novo e antigo para o SOC. O objetivo foi esclarecer o papel da profundidade do solo.

A equipe integrou propriedades físicas e químicas do solo com a distribuição vertical de carbono e nitrogênio orgânicos. Eles exploraram os mecanismos da dinâmica do SOC em resposta a diferentes taxas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em solos profundos.

O estudo revelou aumento significativo do SOC com a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Este aumento variou conforme a quantidade aplicada. Aplicações altas de nitrogênio aumentaram o sequestro de SOC principalmente através da redução da lavoura e do retorno de resíduos de culturas ao campo.

Diferenças foram observadas nas taxas de renovação do SOC sob diferentes níveis de nitrogênio. Aplicações altas de nitrogênio aumentaram a sequestro de SOC transferindo matéria orgânica da superfície para camadas profundas mais estáveis. Sob condições de baixo nitrogênio, a capacidade de sequestro de carbono do SOC em solos profundos foi menor devido à alta taxa de renovação do carbono orgânico novo.

Os resultados sugerem que a redução das taxas de decomposição microbiana do SOC sob condições de alto nitrogênio é um mecanismo chave para a melhoria das funções de sumidouro de carbono do solo. A pesquisa também confirmou que a força aumentada do sumidouro de carbono do solo sob altas condições de enriquecimento de nitrogênio se deve principalmente ao transporte vertical aprimorado de matéria orgânica do solo.

Informações sobre o estudo podem ser lidas em doi.org/10.15302/J-FASE-2024565

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro