Pesagem de entrada dos animais Tabapuã na Estância Zebu, em Uberaba (MG), foi realizada com sucesso

19.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT) realizou a pesagem de entrada de 74 animais da raça Tabapuã na Estância Zebu, em Uberaba (MG), no último dia 07 de julho. A pesagem faz parte da Prova de Ganho de Peso a Pasto da parceria entre a ABCT e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), onde serão avaliados animais de 25 criadores de diversas regiões do país, como Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Todos os animais permanecerão no local até o dia 27 de abril de 2011, quando será realizada a pesagem final.

Durante esse período, os animais serão avaliados e, ao final da PGP a pasto, todos serão classificados nas categorias de ganho de peso durante a prova, peso ajustado aos 550 dias, perímetro escrotal, avaliação de tipo, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. De acordo com o responsável técnico da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, a Estância Zebu foi oferecida às associações de raça a possibilidade de realizar uma prova. "A ABCT atendeu prontamente com criadores de todo o Brasil e excelentes animais", afirma.

Segundo Almeida, outro objetivo da prova é mostrar aos criadores que as PGP a pasto podem ser realizadas em todas as propriedades brasileiras que tenham uma estrutura mínima, com curral e balança, e, coincidentemente, estavam em treinamento na sede. Os gerentes e subgerentes dos escritórios técnicos regionais de Rio Branco (AC), Ji-Parana (RO), Redenção (PA) e Natal (RN) tiveram uma apresentação prática sobre tais avaliações.

A prova conta com ultra-sonografia de carcaças, além de parcerias com universidades para uma avaliação de temperamento e exames andrológicos dos garrotes. Através dos trabalhos científicos, pode-se provar a docilidade, precocidade de ganho de peso e acabamento de carcaça e precocidade sexual das raças zebuínas a pasto. No decorrer da prova, serão realizados dias de campo, onde os parceiros poderão apresentar palestras sobre o tema.

A Ourofino Saúde Animal, em parceria com a ABCZ, tem o objetivo de oferecer melhoramento genético, tecnologia e sanidade ao rebanho brasileiro. Foi pensando dessa maneira, que a empresa proporcionará, através de soluções para saúde animal, maior desempenho aos animais Tabapuã. Segundo o diretor técnico de bovinos, Gabriel Sandoval, será feito um programa sanitário definido de acordo com as características da prova e ambiente, elaborando um plano de tratamento e disponibilizando um técnico da empresa para acompanhar todos os manejos ao longo da PGP.

"Na chegada dos animais, optamos pela vermifugação com o Ricobendazole Oral, um vermífugo completo que combate todas as formas e fases dos parasitas internos (helmintos), como os nematódeos gastrintestinais e pulmonares (vermes redondos), trematódeos (fascíola hepática) e vermes chatos. Além da vermifugação oral, foi realizado o controle de ectoparasitos através da utilização do Cypermil Pour On, um ectoparasiticida de fácil aplicação administrado no dorso dos animais", explica.

Na pesagem de entrada, a partir de 72 dias de adaptação, os animais fazem o manejo de 1ª pesagem e serão tratados com o Master LP, o endectocida concentrado, uma ivermectina com 4% de concentração e liberação programada. Ao mesmo tempo, será aplicado o Colosso Pour On, um ectoparasiticida indicado no controle de carrapatos, bernes e mosca dos chifres. Esse controle integrado (Master LP + Colosso Pour On) dará aos animais um período de proteção de aproximadamente 120 dias.

"Esperamos que nossas soluções em sanidade possam contribuir favoravelmente e que os animais dessa PGP possam expressar todo o potencial genético e produtivo, uma vez que estarão protegidos e livres das principais endo e ectoparasitoses", afirma Sandoval.

Visando o desenvolvimento da pecuária no país, a Tortuga, também em parceria com a ABCZ, acredita que as provas de ganho de peso geram produtividade e lucratividade ao pecuarista. De acordo com o zootecnista e gerente técnico comercial, Wyllyan Gaede, os produtos fornecidos pela empresa serão o Foscromo e o Foscromo Seca, suplementos que contêm minerais em forma orgânica e possibilita ganhos diferenciados.

"Além disso, nossos técnicos darão suporte à equipe técnica da ABCZ e da fazenda, acompanhando todo o manejo nutricional durante o período de prova com orientações pertinentes à dieta e manejo dos animais. As PGPs são uma das melhores formas de se avaliar resultados, tanto genético, expressado pela capacidade de ganho de peso, quanto financeiro/econômico pela análise da relação custo/benefício. Portanto, mais uma vez, estaremos juntos nesse desafio que é a busca do melhor resultado para a pecuária do Brasil", conclui Gaede.

swTH Scuzinet Comunicação & Web

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro