Agenda do Programa Aplique Bem no mês de julho tem início em municípios do interior de São Paulo
Produtores rurais de Mato Grosso terão que esperar um pouco mais para fazer o CAR Federal. O Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) só deverá estar disponível para receber as informações dos imóveis rurais no mês de setembro, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O órgão ainda trabalha nas modificações necessárias para transferir as informações da base estadual para a nacional. O assunto foi discutido na tarde de segunda-feira (30.06), em reunião da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Sema.
No cronograma da Sema, a previsão é de que o Sicar entre em funcionamento, de forma offline, ainda no mês de julho, mas, para isso, é necessário que seja revogada a atual legislação ambiental estadual. No mês de agosto, deverá ocorrer a migração das informações da plataforma estadual para o sistema federal.
Segundo a superintendente de geoinformação e monitoramento ambiental da Sema, Elaine Cursini, ainda estão sendo feitas as alterações e adequações do Sicar de acordo com as particularidades de Mato Grosso. A secretaria aguarda a revogação do MT Legal. "O Estado de Mato Grosso já conta com CAR estadual desde 2009, mas agora, com a lei federal, é necessário que a Assembleia Legislativa revogue a legislação ambiental estadual, o que está previsto para acontecer ainda no mês de julho. A partir disso, já poderemos disponibilizar o Sicar, de forma offline", informa Elaine.
O formato offline possibilitará aos produtores cadastrarem as informações sobre a área que desejam obter o CAR, salvando estes dados no sistema. Assim que o Sicar estiver liberado no módulo online, bastará enviar os dados. "Neste período será possível inserir as informações, verificar os dados necessários e fazer retificações. A preocupação do Estado é que o produtor possa fazer o CAR contendo todas as informações solicitadas corretamente".
Orientação para o produtor - A superintendente da Sema informa que no momento o novo sistema federal não está disponível e os produtores precisam aguardar. "Assim que ele estiver disponível já poderá fazer tudo através do Sicar. No caso dos CAR’s já emitidos e dos pedidos que foram protocolizados, mas que ainda não saíram, destacamos que serão todos migrados para a plataforma federal. Os produtores receberão um comunicado informando o procedimento para acessar o seu processo assim que o sistema entrar em funcionamento", explica Elaine.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Famato, Ricardo Arioli, afirma que a entidade continuará acompanhando o desenrolar da situação e já planeja algumas ações de orientação para os produtores assim que o Sicar estiver funcionando. "Estamos em contato constante com a Sema, queremos ser parceiros do órgão neste processo. Os produtores têm urgência, já que precisam do CAR para acessar financiamentos e licenças. Além disso, eles querem fazer a regularização ambiental de suas propriedades. Esperamos que a Sema consiga finalizar o processo de adequação o mais rápido possível", avalia Arioli.
A Famato é a entidade que representa os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT formam o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com.br/sistemafamato e @sistemafamato.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura