Nova cultivar de arroz é lançada em Goiás

19.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A agricultura familiar goiana ganhou uma aliada: é a BRSGO Serra Dourada. A nova cultivar de arroz foi lançada nesta quinta-feira (19/11), em Goiás.

A cultivar foi desenvolvida em parceria pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Arroz e Feijão e agricultores familiares.

Essa espécie de arroz foi desenvolvido com pesquisa de alta tecnologia, e é mais resistente à doenças, como a brusone, e tem grande aproveitamento na colheita, segundo informou a Seagro. Por ser de menor porte, a cultivar não sofre acamamento.

Além de uma boa qualidade de grão, a cultivar é boa de panela, aprovada pelos agricultores. A pesquisa participativa durou 3 anos, e agora entra na fase de expansão. A BRSGO vai estar disponível no mercado a partir de 2011. Para o secretário Leonardo Veloso, (Seagro), a cultivar é fruto de um trabalho conjunto desenvolvida para as pequenas propriedades. Ela será inserida no programa Lavoura Comunitária, beneficiando 30 mil famílias.

Lançamento

O lançamento da nova cultivar de arroz a BRSGO Serra Dourada foi realizado na manhã desta quinta-feira (19/11), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) e contou com a participação de representantes dos pesquisadores das entidades parceiras, como o secretário Leonardo Veloso (Seagro); Pedro Machado (Embrapa Arroz e Feijão); Edward Madureira Brasil reitor da UFG; Patrícia Gruimarães Melo, professora da UFG e doutora e agronomia. Ela fez a apresentação da nova variedade de arroz e falou sobre suas propriedades; Oldemar Almeida, prefeito de São Domingos e; Juarez de Oliveira Júnior, diretor da escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Todos esses com formação acadêmica em Agronomia. Representando o prefeito Iris Rezende esteve o assessor especial da prefeitura Osmar Magalhães. O café da manhã foi servido a caráter: arroz doce com barú triturado (castanha típica do cerrado), bolinho de arroz com queijo e sucos de cajú, abacaxi e uva.

Na abertura do evento o secretário Leonardo Veloso ressaltou sua certeza de que essa nova variedade de arroz será de extrema importância para o Programa de Agricultura Familiar, atualmente em plena execução pela Seagro em Goiás. Pedro Machado, da Embrapa, ressaltou que essa nova variedade representa trabalho simples, barato e eficiente. O reitor Edward Madureira falou sobre a importância das parcerias e mostrou sua disposição em colocar a UFG a serviço de pesquisas como essa. “Como este, a gente espera que outros experimentos venham a ser executados e estamos prontos a colaborar”, disse ele.

A nova cultivar, BRSGO Serra Dourada foi desenvolvida num trabalho de parceria da Seagro, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG e Embrapa Arroz e Feijão. O seu desenvolvimento se deu pelo melhoramento participativo com pequenos produtores que contribuiram na implantação dos ensaios, avaliação e seleção de linhagens, além de discussão de técnicas de manejo, semeadura e colheita. A BRSGO Serra Dourada apresenta como vantagens: menor altura de planta (não apresentou nenhum acamamento em todos os experimentos), maior rendimento de grãos inteiros e destacadamente mairo resistência à brusone.

Fonte e mais informações: Seagro -

ou (62) 3201-8905.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro