Dow AgroSciences e Chromatin assinam acordos de pesquisa e licenciamento
Produtores rurais de 18 municípios do interior de Mato Grosso poderão participar do ciclo de palestras com orientações práticas e o passo a passo sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
As palestras começam no dia 23 de novembro e seguem até o mês de dezembro e serão realizadas por técnicos da Sefaz, Aprosoja/MT, Famato, Acrimat, Ampa e Imea (confira a programação abaixo). A partir de 1º de janeiro de 2010, o documento eletrônico substituirá a nota fiscal modelo 1/1-A de papel e mais de 2 mil produtores e pecuaristas no estado terão que utilizá-lo já no primeiro mês do próximo ano.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, o conteúdo da palestra foi adaptado para uma linguagem didática e de fácil entendimento, a pedido das entidades de classe. "O objetivo é incentivar a capacitação para que contadores e os próprios produtores e seus colaboradores consigam operacionalizar o sistema e intensificar a informação para que os agropecuaristas não percam o benefício do deferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização dos produtos".
A sugestão para a realização do ciclo de palestras partiu do Grupo de Trabalho formado pelas entidades do setor produtivo e pela Sefaz, que desde o início do ano tem debatido a operacionalização para a emissão da NF-e.
Glauber adianta que um simulador estará disponível no site da Aprosoja/MT para auxiliar no treinamento sobre a NF-e. No site, também haverá um tira-dúvidas elaborado e respondido por técnicos da Sefaz com as principais perguntas e respostas sobre a emissão digital das notas.
A lista com os nomes e as inscrições estaduais dos produtores rurais de Mato Grosso que estarão obrigados a emitir a NF-e a partir de janeiro de 2010, já está disponível no endereço eletrônico da Aprosoja:
.
O ciclo de palestras será aberto à participação de todos os produtores e pecuaristas do estado, a contabilistas e profissionais interessados. A organização é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Confira abaixo a programação.
Município - Data - Horário - Local
Campo Verde - 23 de novembro - 9h30 - Sindicato Rural
Primavera do Leste - 23 de novembro - 16h - Sindicato Rural
Barra do Garças - 24 de novembro - 14h - Sindicato Rural
Canarana - 25 de novembro - 14h - Sindicato Rural
Rondonópolis - 26 de novembro - 9h30 - Sindicato Rural
Nova Mutum - 01 de dezembro - 9h30 - Sindicato Rural
Lucas do Rio Verde - 01 de dezembro - 16h00 - Sindicato Rural
Tapurah - 02 de dezembro - 9h - Sindicato Rural
Sorriso - 02 de dezembro - 19h - Sindicato Rural
Sinop - 03 de dezembro - 9h - Sindicato Rural
Alta Floresta - 03 de dezembro - 19h - Sindicato Rural
Nos municípios de Diamantino, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Juína, Juara, Sapezal, Pontes e Lacerda e Cáceres os dias, horários e locais do ciclo de palestras estão sendo fechados por conta da convergência de agendas dos técnicos da Sefaz.
Sandra Pinheiro Amorim e Andréia Coutinho
Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso
/ (65) 3644-4215
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura