Mutuca apresenta gestão de qualidade das sementes em Dia de Campo

18.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Julia Cristina Nascimento

Na última semana, mais de cem pessoas participaram do Dia de Campo na fazenda da Sementes Mutuca, em Arapoti (PR). Além de palestras, os participantes puderam acompanhar, in loco, a cultura do trigo.

O evento contou com uma apresentação do diretor técnico da fazenda, Ivo Frare, que contextualizou aos participantes sobre a qualidade fisiológica das sementes que são cultivadas pela Mutuca. “Com o tratamento de sementes adequado que estabelecemos para nossas cultivares é possível melhorar a campo de 3 a 20% o índice de germinação para diferentes doenças”, destaca o técnico.

Segundo ele, a prioridade da Sementes Mutuca é estabelecer critérios de qualidade para as sementes que produzem.

Os participantes também puderam assistir à palestra do Dr. Paulo Dejalma Zimmer, professor da Universidade Federal de Pelotas (RS). O engenheiro agrônomo palestrou sobre a importância de diferenciar sementes de commodities. “Semente é especiaria. Portanto ela não pode ser tratada como um saco de adubo. Temos que ter fortes argumentos de convencimento para o produtor valorizar mais a qualidade desse insumo”.

Para o especialista, são raras as empresas e agricultores que se preocupam, de fato, com a gestão da qualidade da semente. Ele destacou que para se produzir qualidade são necessários avaliar quatro atributos essenciais da semente: pureza física, fisiologia, genética e sanidade.

No Campo, a Biotrigo e a Sementes Mutuca apresentaram as novas cultivares e seus manejos, tais como diferentes doses de nitrogênio (Nitamin) e enxofre foliar.

Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro