Emater-RS indica perdas significativas nas lavouras de soja do Rio Grande do Sul
Perdas crescentes decorrem de debulha natural, grãos germinados e avariados e falhas na trilha, todas exacerbadas pelo excesso de umidade; colheita do milho avançou
A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, estará presente na Bahia Farm Show, que acontece de 11 a 15 de junho, em Luis Eduardo Magalhães, na Bahia (BA), com um portfólio repleto de novidades. A proposta é oferecer aos produtores rurais o que há de mais inovador em nutrição de plantas e do solo para todo mercado agrícola.
Entre os destaques estão os produtos da recém-lançada Mosaic Biosciences, com tecnologias que melhoram a saúde do solo e apoiam a biologia natural das plantas. Os itens contêm na sua formulação microrganismos e compostos naturais. Para o manejo do estresse hídrico, a empresa oferece o MBio Hidro, que protege a lavoura contra a escassez de água e o calor excessivo, promovendo plantas mais tolerantes.
Visando aumentar a eficiência no uso de nutrientes, os produtos MBio Brad, MBio Azo e MBio Phos atuam na maior disponibilidade de nitrogênio e fósforo para as plantas, maximizando o crescimento e promovendo um sistema de produção mais resiliente.
Outro produto que será exposto pela empresa no evento é o Performa Bio, que garante ainda mais eficiência na adubação, com máximo aproveitamento dos nutrientes, o que proporciona um melhor desenvolvimento das culturas e maiores patamares de produtividade. Com um modelo de tripla ação, o Performa Bio nutre, equilibra e fortalece as lavouras, contribui para plantas mais equilibradas e tolerantes a interferências do ambiente. Pesquisas também apontaram que os ganhos com a soja foram de 5,1 sacas por hectare, o que pode representar um crescimento de quase 10% no rendimento da lavoura em comparação com o manejo convencional.
Os produtores rurais da Bahia e todo o Brasil que visitarem a feira terão oportunidade ainda de conhecer o Aspire, que oferece às culturas uma nutrição equilibrada. “O Aspire é um produto à base de potássio com duas fontes de boro, em um único grânulo, o que proporciona duas maneiras de liberação: uma imediata e a outra gradual. Desse modo, uma das formas de boro fica prontamente disponível para a planta, enquanto a outra é liberada lentamente durante seu desenvolvimento. O resultado é uma distribuição uniforme dos nutrientes e uma maior produtividade”, explica o gerente de produtos da Mosaic, Filipe Miranda.
Campos de soja tratados com o produto tiveram um incremento de produtividade de 3,5 sacas por hectare, performando melhor do que lavouras que tiveram manejos convencionais.
Além dos benefícios proporcionados pelos produtos apresentados pela Mosaic na Bahia Farm Show, o agronegócio baiano também será contemplado pela empresa em um empreendimento anunciado no ano passado e que teve as obras iniciadas em janeiro deste ano: uma nova unidade de mistura em Palmeirante (TO). O projeto, que envolve um investimento de R$ 400 milhões, visa ampliar a presença da companhia na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
O início da operação está previsto para 2025, devendo empregar cerca de 200 pessoas. A companhia prevê que, no primeiro ano de atividade, a unidade produza 500 mil toneladas, atingindo a capacidade produtiva anual de 1 milhão de toneladas em 2028. Levando em consideração o crescimento da região, a estimativa é que o volume de entregas de fertilizantes atinja a marca de 9,3 milhões de toneladas entre os anos de 2025 e 2032.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura