Ministro visita projeto da Embrapa em Ipameri/GO

05.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, visita nesta segunda-feira (08/06), em Ipameri/GO, uma das fazendas-modelo integrantes do projeto de disseminação de tecnologias em integração lavoura-pecuária-floresta liderado pela Embrapa.

A visita deve se iniciar às 9 horas e se estender durante toda a manhã incluindo visita ao campo e conversa com técnicos. A propriedade é um exemplo bem-sucedido de parcerias entre instituições públicas e privadas visando à transferência de tecnologias para produtores rurais. Também estão envolvidos no projeto a Universidade Estadual de Goiás, Secretaria Estadual de Agricultura e Prefeitura Municipal.

A fazenda Santa Brígida, de Marize Porto Costa, é uma propriedade cuja atividade principal até o ano 2006 era a pecuária de corte e que enfrentava problemas com a degradação de pastagens, situação bastante comum na região sudeste do Estado de Goiás onde a propriedade se encontra localizada. No entanto, por meio de parcerias com o setor privado e com a Embrapa, a Santa Brígida se tornou em três anos um caso bem sucedido.

Na Santa Brígida, as pastagens degradadas foram integradas com as lavouras por meio do consórcio entre grãos e forrageiras. Na safra de verão, nas áreas onde o solo estava mais fraco, foi realizado geralmente o Sistema Barreirão, com o consórcio de arroz com braquiária. Nas partes já corrigidas, foi implantado o Sistema Santa Fé, o consórcio de milho com braquiária. Em ambas situações, após a colheita, o pasto se encontra formado para os animais. A vantagem é que os custos com a reforma ou recuperação das pastagens são abatidos com a produção de grãos.

Houve ainda na Santa Brígida o consórcio de culturas para silagem e capim, semeadas anualmente. Nesse caso, depois do corte do milho silagem e do sorgo silagem, a braquiária que resta na área é disponibilizada para o pastejo dos animais no início do período seco. Nos próximos anos, o sistema de integração lavoura e pecuária será complementado mais propriamente com a rotação de culturas, de forma que o pasto após cerca de dois anos de uso retorne para a produção agrícola.

Fonte e mais informações: Embrapa Arroz e Feijão - 62 3533-2108 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro