Ministro conhece tecnologia da Embrapa para detecção de fraude em café

06.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, entre um compromisso e outro, teve a oportunidade de conhecer nesta sexta-feira (6), último dia da Agrishow, o Analisador de Alimentos e Café, o Ali-C, tecnologia desenvolvida pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP), Washington Melo.

 

O equipamento que avalia o teor de impurezas no café em pó está exposto no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao qual a Embrapa é vinculada, durante o período da Agrishow, de 2 a 6 de maio, em Ribeirão Preto. O ministro disse que a tecnologia vem ao encontro da Instrução Normativa 16 (IN16), que define o padrão oficial de classificação do café torrado em grão e café torrado e moído. O novo regulamento, que entrou em vigor no início do ano, determina os limites de 1% de impurezas, como cascas, paus, e de 5% de umidade para o produto. “Aqui está o equipamento que nós precisamos”, disse o ministro ao seu assessor João Abrão Filho, ao ver o equipamento apresentado pelo supervisor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Carlos Pusinhol. O ministro parabenizou a Embrapa pelo desenvolvimento da tecnologia e pela contribuição que dará para aplicação da IN16.

 

Analisador de Alimentos e Café (Ali-C) - O equipamento desenvolvido pelo pesquisador Washington Luiz de Barros Melo pode detectar o teor de impurezas no pó de café, torrado e moído, em segundos, indicando, assim, fraudes e adulterações. O princípio de funcionamento é baseado na emissão de ondas térmicas, que detecta a presença de matérias estranhas. O sistema desenvolvido pela Embrapa Instrumentação é de fácil manejo, não é destrutivo, não necessita de tratamento químico da amostra, proporcionando um trabalho rápido, con fiável e limpo.

 

O equipamento foi transferido a Quimis Aparelhos Científicos LTDA, empresa de Diadema, região metropolitana de São Paulo, que vai explorar a patente por 10 anos.

 

Joana Silva

Embrapa Instrumentação - São Carlos (SP)

(16) 2107-2901

jo@cnpdia.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025