Milho e trigo ameaçados na Europa, dizem especialistas

O motivo é o aumento do custo do gás natural, que tornou negativas as margens de amônia e ureia na região; sua capacidade de produção de fertilizantes à base de nitrogênio diminuiu

21.09.2022 | 13:30 (UTC -3)
Schubert Peter
Fonte: hEDGEpoint - Relatório Macro Semanal
Fonte: hEDGEpoint - Relatório Macro Semanal

As safras de milho e de trigo no próximo ano estão ameaçadas na Europa. É o diagnóstico apresentado pela hEDGEpoint Global Markets. A afirmação baseia-se no aumento do custo do gás natural, causa da baixa das margens de amônia e ureia a patamares negativos. Isso conduz a redução na capacidade de produção de nitrogênio no continente.

Relatório de Heitor Paiva e de David Silbiger, ambos da empresa, enfatiza que a "falta de investimentos em combustíveis fósseis já estava levando a energia a níveis inflacionários". Assim, o embate entre Rússia e Ucrânia não pode ser considerado o único responsável pela situação.

Apontam também que "eventos climáticos afetaram as plantações de trigo e milho" antes da situação bélica.

Os especialistas esperam que as culturas de outono na Europa manifestem os impactos decorrentes da queda da rentabilidade na produção de amônia. Apontam, ainda, que a "substituição do gás natural por óleo diesel na Europa fortalecerá a demanda por petróleo em meio a uma oferta apertada globalmente".

Fonte: hEDGEpoint - Relatório Macro Semanal
Fonte: hEDGEpoint - Relatório Macro Semanal

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro