Projeto DuPont Escola é realizado em Aparecida do Rio Negro-TO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) formalizou junto à área econômica do governo federal a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para 30 de junho de 2015, atrelando-o ao período do Plano Safra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo diretor de Economia Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo, durante sua participação em seminário realizado no Circuito Tecnológico sobre Inovação e Sustentabilidade Agropecuária (CT-ISA), na Expointer, em Esteio (RS).
“Quanto mais rápido os produtores, as indústrias e as revendas tiverem conhecimento sobre as condições de contratação, terão mais tranquilidade para seu planejamento”, disse Araújo. A decisão sobre a prorrogação caberá ao Conselho Monetário Nacional. “O Mapa não quer a interrupção das contratações”, reforça o diretor de Economia Agrícola.
O setor de máquinas e implementos reivindicava que a linha de financiamento fosse atrelada ao ano safra, que vai de 1º de julho a 30 de junho, porque o PSI está relacionado ao ano fiscal do governo.
As taxas de juros tanto para o PSI quanto para o Moderfrota estão regulamentadas até 31 de dezembro, dentro do ano fiscal do governo. Assim, em dezembro indústrias e produtores ficam reféns da definição para os novos financiamentos, o que acaba resultando em uma parada de no mínimo 30 dias entre a reunião do Conselho Monetário Nacional, a publicação de portaria e a regulamentação do Banco Central.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura