José Luiz Tejon, coordenador de Agronegócio da ESPM-SP, dará MBA na Audencia Nantes École

27.01.2015 | 21:59 (UTC -3)

O novo MBA em Agronegócio com ênfase em Marketing da ESPM-SP, em parceria com a Audencia Nantes École de Management (França) tem início no próximo dia 16 de fevereiro (até 28/2), com alunos franceses e sob coordenação do professor-doutorando José Luiz Tejon Megido, coordenador do Núcleo de Estudos em Agronegócio e professor de pós-graduação da ESPM-SP.

Tejon leva na bagagem seus mais de 30 anos de experiência no agronegócio brasileiro, sempre envolvido nas questões de comunicação e marketing. “E é justamente esse o interesse destes alunos. Aprender com a experiência brasileira”, explica Tejon. Sua disciplina vai abordar a diferença entre marketing e agronegócio, a definição do conceito de agrossociedade, estratégias de comunicação, competências de vendas e liderança. Ao final da disciplina os alunos devem ser capazes de analisar, compreender e avaliar os conceitos de agronegócio. Antes das aulas, todos receberam cases de Harvard, cada um com um tema específico relacionado ao agronegócio, e farão um trabalho sobre o case e apresentarão em sala de aula. Juntos farão uma visita a Paris International Agricultural Show e discutirão em aula detalhes aprendidos na feira.

Depois, o grupo de alunos da Audencia Nantes École de Management virá ao Brasil, no período de 17 de março a 21 de maio, quando terão aulas com vários professores além de Tejon (Samuel Giordano, Joaquim Machado, Eduardo Spers, Doly Ribeiro, Coriolano Xavier, Pedro de Mello, Sonia Chapman, Gubio Almeida, Mirella Cais, Adriana Bandeira de Mello, Giam Buso, entre outros.

Os alunos do Brasil iniciarão o curso em julho deste ano e o módulo realizado em Nantes está programado para junho e julho de 2016. O curso terá duração de dois anos e o processo seletivo para a turma brasileira está aberto.

Importância do Brasil para os alunos europeus

“Na França e em toda a Europa há um movimento de jovens retornando ao campo e, no Brasil, começamos a perceber este mesmo fenômeno. Para o nosso País, ter uma parceria como essa significa um futuro pujante”, comemora Tejon. O especialista avalia termos a necessidade de crescer cerca de 50% nossa agropecuária nos próximos 10 anos, projetando diversas oportunidades de carreira nesta área para o mesmo período. “Armazenagem, logística, portos, rodovias são o grande problema do Brasil hoje”.

França, representando a Europa e continentes como África, Ásia, América do Norte e leste europeu, e o Brasil, representando os trópicos possuem segmentos de mercado onde um pode aprender com o outro. São dois países complementares nas áreas de hortifruti, lácteos, queijos, flores, vinhos e especialidades.

Tejon acredita que o Brasil pode aprender muito com os franceses em políticas e condições econômicas favoráveis ao agronegócio. Por sua vez, o Brasil oferece uma visão de escala muito forte e um conhecimento ímpar em área tropical do planeta, principalmente em grãos, carnes, açúcar, agroenergia e outras commodities. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, possuem um ambiente mais parecido com o da França, podendo aprender muito sobre o marketing de especialidades do agronegócio. “Existem ainda diversas áreas brasileiras, tais como os cinturões de hortifruti, produção com denominação de origem, a ovinocultura, a agropecuária, ou seja, muitas áreas que necessitam de um aprendizado de marketing. Este também é o caso das hortaliças, frutas, flores, mel, azeite e vinhos, denominados hoje como agribusiness com sex appeal”, finaliza Tejon.

A escola francesa colocou todas as informações em seu site, na página:http://www.audencia.com/en/programmes/international-masters/programme/master-of-science-in-food-and-agribusiness-management/

www.espm.br

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