Produção de mudas de banana e morango avança em São Paulo
Tecnologia permite multiplicar mudas e atender viveiristas e produtores de todo o Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana marcada por contrastes climáticos no país entre os dias 19 e 25 de agosto de 2025. Enquanto áreas da Região Norte e do Sul devem registrar volumes expressivos de chuva, que podem ultrapassar os 70 milímetros em alguns pontos, o Centro-Oeste, o Sudeste e o interior do Nordeste terão predomínio de tempo seco, com baixa umidade relativa do ar, chegando a índices abaixo de 30% em diversas localidades.
Na Região Norte, as áreas de instabilidade deverão se concentrar em Roraima, bem como no noroeste e na porção central do Amazonas, com volumes que podem superar 30 mm. Os maiores acumulados de chuva são previstos para a parte central do Amazonas, podendo ultrapassar os 70 mm. Em contraste, nas regiões centro-sul de Rondônia, sul do Amazonas e Pará, leste do Acre e Tocantins, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nessas localidades, a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%.
No interior da Região Nordeste, não há previsão de chuva. Haverá redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção central do Piauí e no oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30%. Em pequenas áreas do litoral nordestino, os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm. Porém, nesta terça (19/8), podem ocorrer eventos de chuva acima de 20 mm, na costa dos estados de Alagoas e Sergipe. Já na costa norte da região nordeste, pode haver intensificação dos ventos.
Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável em praticamente todos os estados. A exceção é o sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde podem ocorrer acumulados de chuva superiores a 20 mm, acompanhados de ventos acima de 60 km/h e eventual queda de granizo entre hoje e amanhã (20/8). Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em praticamente toda a região nos próximos dias, com maior intensidade no estado de Goiás e no centro-leste do Mato Grosso.
A previsão para a Região Sudeste é de predomínio de tempo estável, sem chuva. Porém, durante o início da semana podem ocorrer chuvas fracas em alguns setores do extremo sul de São Paulo, porções central e nordeste do Rio de Janeiro e costa litorânea do Espírito Santo. Há previsão de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre hoje e amanhã (20/8). A umidade relativa abaixo de 30% está prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além dos setores central, norte e oeste de São Paulo.
Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Devido à atuação de um ciclone extratropical, nos próximos dias, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos acima de 50 km/h, com eventual queda de granizo, a partir de hoje (19/8). Destacam-se os volumes expressivos de chuva previstos para o centro-norte do Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina que podem superar os 70 mm. Também são previstos ventos intensos nas regiões litorâneas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura