Iniciativa internacional propõe parceria ao Consórcio Pesquisa Café

13.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Vasconcelo

Na quinta-feira (9), a Embrapa Café recebeu a visita do representante da Global Coffee Quality Research Initiative (GCQRI), coordenada pelo Norman Borlaug Institute for International Agriculture, Timothy Schilling, para discutir possibilidades e apresentar um novo arranjo voltado para pesquisas sobre qualidade do café. Durante o encontro, do qual participaram o gerente geral da Unidade, Paulo Cesar Afonso Junior, e a gerente de transferência de tecnologia, Isabel Penteado, Schilling convidou o Consórcio Pesquisa Café para fazer parte desse grupo ressaltando a experiência bem sucedida do arranjo brasileiro no campo da pesquisa científica do café. “Acho o Consórcio uma grande ação”, ressaltou Schilling.

A iniciativa Global Coffee, que já conta com vários parceiros internacionais de diversos segmentos da cadeia produtiva do café, foi criada há nove meses e pretende unir forças no sentido de aprimorar, cada vez mais, as pesquisas para a qualidade do café, não só no que diz respeito ao seu consumo, mas desde sua origem, explicou Schilling. Segundo defende a GCQRI, a demanda por café continua aumentando em todo o mundo, mas ainda falta muito conhecimento sobre os fatores que influenciam na qualidade do produto. Para eles, o diferencial capaz de mudar e melhorar esse panorama é o trabalho em conjunto de empresas e instituições, de diferentes países, consolidando parcerias em pesquisas e recursos.

Timothy Schilling destacou ainda a posição do Brasil como um dos mais fortes países em termos de pesquisa do café. O Consórcio tem papel de destaque nesse cenário nacional. “A pesquisa tem muito que contribuir na busca do conhecimento das variabilidades que influenciam a qualidade do café. Por isso, gostaria de saber do interesse do Consórcio em participar da iniciativa”, disse Schilling. Ele ressaltou ainda que “queremos trabalhar juntos melhorando o que já existe de pesquisa nesse tema. Será um trabalho em parceria para estudar como melhorar a qualidade do café, contando com a capacidade em pesquisa do Brasil para beneficiar outros países”.

O gerente geral da Embrapa Café, Paulo Cesar Junior, apresentou a estrutura e funcionamento do Consórcio Pesquisa Café durante a reunião e destacou o interesse do arranjo brasileiro de participar da iniciativa internacional. “Há interesse na parceria, mas, além da Embrapa Café, todas as instituições fundadoras deverão fazer parte também desse trabalho”. Paulo Cesar também lembrou o cuidado, para ações futuras da GCQRI, de considerar a diferença entre os países que têm necessidades de pesquisa e aqueles que têm necessidades de transferência de conhecimentos, para que assim os projetos desenvolvidos atendam às reais demandas de cada um.

O Consórcio desenvolve cerca de 400 planos de ação na atual carteira de projetos da programação de pesquisa, nesse contexto, o gerente geral destacou que “mais do que ações de pesquisa em pontos focais, a qualidade final do café é conseqüência da qualidade do processo como um todo e a qualidade tem sido uma constante em nossas ações de pesquisa”.

Após a reunião, a Embrapa Café, representando o Consórcio Pesquisa Café, e a Global Coffee Quality Research Initiative acertaram em manter o diálogo para definir detalhes da parceria.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro