Embrapa Mandioca e Fruticultura treina técnicos do Togo

10.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe, de 13 a 21 de junho, cinco técnicos do Instituto de Pesquisa em Agricultura do Togo (Itra) para um curso sobre produção e processamento de mandioca.

O treinamento é a segunda etapa de um projeto de cooperação técnica viabilizado até 2012 pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. A primeira etapa aconteceu em novembro do ano passado, quando o pesquisador Laercio Duarte Souza, especialista em fertilidade do solo, passou uma semana na República do Togo para realizar um diagnóstico do sistema de produção de mandioca utilizado.

Segundo Souza, alguns ajustes são necessários para o incremento da mandiocultura no Togo, a exemplo da adoção de práticas culturais recomendadas, que podem aumentar entre 5 a 10% o rendimento do sistema de produção, a depender das condições de solo e clima. “A profundidade de plantio, o material de plantio, o espaçamento e a época de plantio e colheita manejadas de forma adequadas podem aumentar, sem custo financeiro ao produtor, de 20 a 40% a produtividade da cultura”, afirma.

As demais etapas do projeto contemplam: capacitação na análise da qualidade física, fisiológica e sanitária de manivas; capacitação em processamento agroindustrial; introdução de novas cultivares de mandioca para testes no Togo; e monitoramento e avaliação do projeto, com a ida de especialistas da Embrapa.

A parte teórica vai abordar aspectos econômicos da produção de mandioca (gestão da matéria-prima e custos de produção), manejo e conservação do solo na cultura da mandioca, manejo fitotécnico, restrições fitossanitárias e alternativas de controle de pragas e doenças, recursos genéticos e melhoramento, processamento, manejo pós-colheita e programa de pesquisa e desenvolvimento em mandioca.

A programação inclui visitas ao mercado municipal de Cruz das Almas, a uma unidade de processamento de beijus na zona rural do município e a experimentos na Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), em Laje, e na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

Organizado pelos pesquisadores Laercio Souza, Vanderlei Santos e Carlos Estevão Cardoso, supervisor do Núcleo de Negócios Tecnológicos e Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o treinamento tem a coordenação dos pesquisadores Francisco Laranjeira e Márcio Canto, responsáveis pela articulação internacional da Unidade, e a participação de diversos pesquisadores como instrutores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro