Indústria de fertilizantes especiais projeta crescimento de 6% para 2015

10.02.2015 | 21:59 (UTC -3)

O mercado brasileiro de fertilizantes especiais, cuja movimentação em 2014 girou em torno de R$ 3,5 bilhões, deverá apresentar, neste ano, um crescimento aproximado de 6%, ou seja, 50% inferior à média anual de crescimento de 12% registrada no último quinquênio, e decorre da redução do crescimento previsto para agricultura, como um todo. A avaliação foi feita por dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, em São Paulo, para divulgação do VI Fórum e Exposição Abisolo, marcados para os dias 15 e 16 de abril, em Ribeirão Preto/SP, cujo tema será “Fertilizantes Especiais: um Novo Patamar de Produtividade na Agricultura”.

“Teremos um crescimento menor em razão dos problemas enfrentados por toda a cadeia agrícola, que está sofrendo com o fraco desempenho da economia do País e também do segundo ano consecutivo de uma crise hídrica sem precedentes”, disse Clorialdo Roberto Levrero, presidente da Abisolo. Ele acrescentou ainda que o ano de 2015 se mostra com uma grande interrogação. “Corremos o risco de obter uma redução na safrinha do milho”, complementa.

Em sua apresentação, Levrero detalhou o perfil das empresas do setor, salientando o importante papel dos fertilizantes especiais nos ganhos de produtividade do agronegócio brasileiro. “Os fertilizantes especiais fazem parte de um conjunto de insumos e fatores, responsáveis pela maior produtividade agrícola conseguida nos últimos anos e que incluem: escolhas de sementes selecionadas, trato correto do solo, maquinários e equipamentos adequados à cultura, uso de modernas técnicas de medição, além de pessoal capacitado para aplicação dos insumos”, observa o presidente da Abisolo.

Na avaliação de Levrero, a disseminação maior de fertilizantes especiais pela agricultura brasileira depende de um esforço de assistência técnica e de serviço de pós-venda, que tem merecido atenção especial das empresas associadas da Abisolo. “A venda de fertilizantes especiais requer engenheiros, técnicos e químicos capacitados para um trabalho de orientação e até de convencimento do produtor rural sobre as potencialidades de aumento na produtividade que eles representam para as diferentes lavouras”, relata.

VI FÓRUM E EXPOSIÇÃO ABISOLO – Toda cadeia comercial, técnica e institucional do agronegócio, inclusive representantes de governos, debaterá formas de aumentar a produtividade agrícola com o uso de fertilizantes especiais durante o VI Fórum e Exposição Abisolo, marcado para os dias 15 e 16 de abril próximo, em Ribeirão Preto/SP. Além das palestras, o evento, realizado a cada dois anos, inclui ainda a 2ª Exposição Nacional e Internacional da Indústria de Tecnologia em Nutrição Vegetal, que contará com dezenas de de empresas e entidades ligadas à área de nutrição vegetal. A expectativa é de que o VI Fórum e a Exposição atraiam um público de aproximadamente 1.500 visitantes.

Considerado o maior evento da indústria de tecnologia agrícola de nutrição vegetal da América Latina, o encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) e representa uma grande oportunidade para que todos os envolvidos com o segmento se atualizem sobre as novidades e também reforcem o network com parceiros, fornecedores e clientes. Prova disso é que na edição anterior, nada menos que 68% dos participantes eram formados por executivos, técnicos, vendedores e distribuidores das empresas ligadas ao segmento de fertilizantes. Em razão dessa frequência qualificada, o Fórum e a Exposição também possibilitam a divulgação dos principais avanços tecnológicos em termos de produtos e serviços para os diversos públicos do agronegócio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro