Em comemoração ao dia do milho, Fertiláqua dá dicas para elevar os rendimentos da lavoura
Coordenador de desenvolvimento de mercado, Eduardo Cancellier, cita os pontos cruciais para atingir elevados rendimentos com sustentabilidade
A Ihara, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, inova mais uma vez e, junto à Baldan Connected, consultoria especializada em soluções rurais, desenvolveram uma parceria que concilia as principais novidades em herbicidas com os mais modernos processos de agricultura digital para o combate de plantas daninhas de difícil controle na cultura da cana, como o capim-braquiária, capim-colonião, capim-colchão, cordas, mamona, merremia, mucuna e melão de São Caetano.
Gustavo Canato, Gerente de Marketing de Cana da Ihara, explica como a parceria entre as companhias ajudará as usinas e produtores de cana. "A base do projeto consiste na primeira aplicação com o uso de herbicidas pré-emergentes, altamente tecnológicos, aplicados de forma convencional como solução na cana-planta ou na cana-soca. Como resolução para os desafios com as plantas daninhas, ofereceremos aos agricultores os herbicidas Falcon e Ritmo que, unidos ao Sniper PD, nova tecnologia para aplicação, utiliza a agricultura digital para identificar, espacializar e quantificar a população da praga na área, de maneira precisa e otimizada".
A iniciativa apresenta ao mercado conhecimento técnico e inovação na aplicação dos herbicidas, informações que combinadas oferecem maior controle das plantas daninhas que prejudicam a lavoura causando perdas significativas por conta da matocompetição, dificultando a evolução da cultura.
As empresas, Ihara e Baldan, apresentam um conceito para uma segunda aplicação de herbicidas na modalidade de pós-emergência, chamada de "pós-localizada". Essa prática consiste na aplicação dessas soluções por meio da utilização de um drone. Desta forma, é possível atingir o alvo com precisão, otimizando assim os recursos e potencializando os resultados dos produtos.
"Este projeto é uma grande evolução para o manejo de plantas daninhas, pois tem como destaque oferecer maior controle pela seletividade. Essa iniciativa ainda colabora com a sustentabilidade, pois contribui com a otimização de recursos e um controle adequado do manejo no campo", diz o proprietário da Baldan Connected, Edison Baldan Junior.
A solução Sniper PD é capaz de identificar o tipo de daninha e quantificar a infestação que afeta o cultivo. Por meio da tecnologia digital, instalada no drone, é possível calcular a região e a quantidade de produto necessária para eliminar a matocompetição. "Desta forma, podemos ser mais assertivos no controle das daninhas, reduzindo de forma significativa essas plantas e as impurezas na colheita da cana-de-açúcar. Isso só é possível porque essa nova tecnologia está alinhada aos seguintes conceitos: uso de herbicidas pré-emergentes eficientes, agricultura digital e aplicação pós-localizada", reforça Canato.
"Acompanhamos de perto as necessidades das usinas e produtores de cana para oferecer soluções inovadoras que ajudem ampliar os seus ganhos. E com toda certeza, os Herbicidas do Futuro aliados ao Sniper PD, na parceria entre a IHARA e a Baldan Connected, irão contribuir para um melhor manejo da cultura da cana", finaliza o Gerente de Marketing Cana da IHARA.
As empresas já avançaram na primeira etapa do projeto com usinas e produtores de cana-de-açúcar no Brasil, por meio da escolha da área que receberá a aplicação dos lançamentos da Ihara, os pré-emergentes Falcon ou Ritmo, de acordo com as necessidades observadas.
O próximo passo será dado juntamente com os clientes que participam dessa iniciativa, por meio a Agricultura Digital. A segunda fase consiste no uso do sistema de geotecnologia que, com o auxílio de um drone, é possível mapear toda área escolhida e gerar um relatório com informações sobre a identificação do local onde deverá ser aplicado o herbicida pós-emergente. Além disso, é possível verificar a espacialização e quantificar a presença de plantas daninhas existentes naquele cultivo. Com esses dados é possível realizar um melhor planejamento do voo do drone para a aplicação dessas soluções, considerada uma forma totalmente inovadora no mercado.
Para auxiliar no controle e no manejo de plantas daninhas de difícil controle na cana-de-açúcar, a Ihara coloca à disposição do agricultor o Falcon. Com nova molécula e desenhado especialmente para a cultura da cana, o herbicida apresenta longo residual, alta seletividade para cultura da cana, e colabora para o aumento da produtividade.
Por sua vez, Ritmo conta com fórmula líquida, de rápida absorção e fácil manuseio. O herbicida pré-emergente é indicado para o combate de diversas daninhas, como capim-braquiária, capim-colchão, capim-colonião e as 4 "Ms" (mamona, merremia, mucuna e melão de São Caetano).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura