John Deere lança simulador para treinar operadores de colhedoras de cana
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) abriu o processo seletivo para a primeira turma de seu Mestrado em Agricultura Conservacionista. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível na página
, e entregá-lo até o dia 10 de dezembro na secretaria do Programa de Pós-Graduação (ou encaminhá-lo via Sedex), juntamente com o comprovante do pagamento de uma taxa de R$ 100,00.
Com 21 vagas, a seleção dos candidatos será em quatro etapas: avaliação do currículo Lattes, entrevista e provas de conhecimentos específicos e de inglês. Os testes escritos e as entrevistas serão nos dias 15 e 16 de janeiro de 2013, na sede do Iapar, em Londrina.
O Mestrado em Agricultura Conservacionista do Iapar oferece três linhas de pesquisa: “genética, melhoramento e biotecnologia vegetal”, “manejo conservacionista dos recursos naturais” e “produção e proteção vegetal”. A lista dos aprovados será divulgada no início de fevereiro e as aulas começarão em março.
Primeiro curso de pós-graduação da instituição, o mestrado do Iapar tem enfoque inteiramente voltado à produção ambientalmente sustentável, aproveitando a longa e respeitada experiência que a instituição vem acumulando nesse campo do conhecimento nos últimos 40 anos, como afirma o coordenador adjunto de pesquisas Augusto Guilherme de Araújo.
Ainda de acordo com Araújo, o objetivo é formar prioritariamente pesquisadores, diferentemente dos programas de pós-graduação das universidades, mais voltados à formação de professores para o ensino superior.
O dirigente considera ainda que o ingresso do Iapar na área acadêmica é consequência de um trabalho amadurecido no dia a dia da instituição. “Há anos acolhemos bolsistas de iniciação científica e pós-graduandos de mestrado e doutorado para desenvolver seus trabalhos experimentais nos laboratórios e campos da instituição”, disse. Ele acrescenta que, nos últimos quatro anos, 41 estudantes de mestrado e de doutorado de universidades paranaenses e paulistas receberam co-orientação de pesquisadores do Iapar.
“O Iapar é o segundo centro de pesquisas em agropecuária no Brasil a ampliar suas atividades em direção à área acadêmica, seguindo o exemplo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Estado de São Paulo, que iniciou sua pós-graduação há 13 anos”, disse.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura