"Guerra fiscal" entre estados trava competitividade na cadeia do trigo brasileira
Especialistas e representantes do setor debateram desafios do setor moageiro no 9º Encontro do Trigo de São Paulo
30.09.2024 | 14:37 (UTC -3)
Ana Flávia Gimenes
O Sindicato da Indústria do Trigo do Estado de São Paulo (Sindustrigo) realizou, na última semana, o 9º Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo de São Paulo. Dentro do Espaço Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, a reunião, que também foi transmitida on-line, reuniu especialistas e profissionais do setor para debater tendências, transformações e desafios da cadeia do cereal.
O presidente do Sindustrigo, João Carlos Veríssimo (na foto abaixo), abordou a "guerra fiscal" entre estados produtores de trigo, que, devido a incentivos fiscais, como a redução de ICMS, tornam-se mais competitivos em relação à indústria paulista. Ele enfatizou que essa desvantagem tributária precisa ser corrigida para que os moinhos de São Paulo possam competir de forma justa.
O secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes (na foto abaixo), também esteve presente no encontro e comentou sobre essas questões tributárias. “O Paraná mói 2,5 milhões de toneladas de trigo por ano, mas apenas 1 milhão de toneladas é consumido internamente, enquanto o restante entra no estado de São Paulo, criando uma competição desleal”, disse, reforçando o compromisso do governo estadual em resolver essas disparidades tributárias, assim como reforçou o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Guilherme Piae em trabalhar em soluções que atraiam mais investimentos para o estado, gerando empregos e aumentando a participação de São Paulo no cenário nacional de produção e processamento de trigo.
"O ano de 2024 foi muito difícil para toda a cadeia do trigo, tivemos a tragédia no Rio Grande do Sul, fatores climáticos no Paraná, e houve uma redução significativa na produção nacional e no mercado argentino, o que dificultou a vida da indústria no Brasil", proferiu, em sua fala, o presidente-executivo da Associação Brasileira do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa (na foto abaixo).
Apesar das dificuldades de 2024, o presidente-executivo ressaltou que há uma perspectiva de melhora para o próximo ano, com uma safra maior em 2025, embora tenha havido uma queda na produção em São Paulo. "O setor do trigo, sobretudo com o aumento da produção e o trabalho que a Embrapa está fazendo ao pesquisar novas áreas de produção, são essenciais para o futuro da indústria", concluiu.
Impacto global na economia brasileira
O economista-chefe do Banco Itaú, Mário Mesquita (na foto abaixo), destacou durante o painel "Cenário econômico brasileiro" a importância de olhar o país em um contexto macro, pois o país está conectado à economia mundial. "O Brasil não é uma ilha. Tivemos uma inflação global pós-pandemia, e embora ela esteja caindo, o processo é heterogêneo. Os preços das matérias-primas caíram mais rápido do que os serviços", afirmou.
Ao falar sobre as perspectivas de crescimento global, Mesquita apontou que o PIB mundial deve crescer 3% em 2023 e aumentar para 3,4% em 2024, e que isso representa uma recuperação, mas ainda está abaixo da média do século XXI. "No que se refere ao PIB brasileiro, este está surpreendendo positivamente. Inicialmente esperávamos um crescimento menor, mas hoje projetamos algo entre 3% e 3,5%", definiu.
Mesquita também destacou o crescimento dos investimentos no Brasil, que estão em níveis historicamente altos. E, falando sobre o câmbio, ele mencionou que o real tem acompanhado os movimentos globais, mas que a moeda brasileira está se desvalorizando mais do que outras de mercados emergentes. Ele acredita que o real pode se valorizar levemente até o fim de 2024.
Por fim, Mesquita fez um resumo das projeções econômicas, indicando que o PIB deve crescer 2% em 2024, com um viés de alta. “A taxa de desemprego deve continuar em queda, e a inflação tende a cair lentamente”, resumiu.
Visão geral sobre o mercado de trigo
O cenário internacional do grão esteve entre os principais tópicos abordados pelo economista e responsável pelo Departamento de Análise do Mercado de Trigo, Élcio Bento (na foto abaixo). Ele abordou a possibilidade de uma boa colheita na Argentina, mas destacou a incerteza climática que pode afetar essa previsão e salientou a falta de previsibilidade, que faz com que os preços do trigo argentino sejam altos comparados ao norte-americano.
Ele ainda descreveu um cenário complicado para a produção de trigo no Brasil em 2024, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul. "Duas geadas fortes em agosto, em momentos muito sensíveis, praticamente devastaram a produção no Paraná. No caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, até o momento, esses estados estão com bom desenvolvimento da safra, mas há previsão de chuvas intensas, o que pode comprometer a produção”, resumiu.
O economista também destacou a queda nos estoques de trigo no Brasil e a necessidade de importações para equilibrar a oferta interna. "No ano passado, vimos uma queda de 11,3 para 8,5 milhões de toneladas. Isso fez com que os estoques despencassem de 1,9 milhão para 658 mil toneladas. Para a próxima temporada, há previsão de um aumento significativo nas importações, especialmente com a redução da produção interna”, explicou ao auditório, reforçando que os estados brasileiros dependem de importações para atender à demanda interna de trigo e farinha.
Tendências do mercado consumidor
Além do debate envolvendo a cadeia produtiva do trigo, especialistas convidados reforçaram a necessidade de uma compreensão aprofundada do mercado consumidor para garantir a competitividade da indústria local.
No painel "Tendências globais de consumo e aplicabilidade no mercado brasileiro", o diretor de Vendas para Novos Negócios para América Latina na Nielsen/NielsenIQ, Claudio Czarnobai (na foto abaixo), pontuou que o canal de autoatendimento (cash & carry) está se destacando no crescimento do varejo, oferecendo uma experiência melhorada ao cliente com a modernização das lojas e a personalização das ofertas para diferentes regiões.
Ele também explicou que a Geração Z está moldando o comportamento de consumo, influenciando as decisões de compra da família e buscando informações detalhadas sobre produtos e preços. Embora ainda não tenha grande poder de compra, será decisiva no futuro. “Daqui a dez anos, será a grande decisora das compras", sintetizou.
A coordenadora de Marketing da Prozyn Biosolutions, Julia Browne (na foto abaixo), também citou durante o mesmo painel, que o consumidor brasileiro está cauteloso, priorizando alimentos básicos devido às incertezas econômicas.
Julia também citou durante o mesmo painel que o consumidor atual está cada vez mais consciente e preocupado com questões de sustentabilidade, saúde e bem-estar. Isso gera uma demanda crescente por produtos que ofereçam benefícios funcionais e que sejam ambientalmente responsáveis.
Além disso, ela observou que a personalização do consumo está em alta, com as empresas precisando adaptar seus produtos para atender a necessidades específicas de diferentes nichos de mercado. "As tendências globais de consumo apontam para um consumidor mais informado e exigente, buscando não apenas qualidade e preço, mas também sustentabilidade e benefícios funcionais nos produtos que consome. Adaptar-se a essas mudanças é fundamental para que as marcas permaneçam relevantes e competitivas no mercado", recomendou.
O presidente do Sindustrigo, João Carlos Veríssimo, destacou a importância de compreender as tendências de consumo e as mudanças nos hábitos dos clientes. “É essencial que as indústrias se adequem a essas novas demandas, para acompanhar a evolução do mercado”, finalizou.
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