Goiânia sedia 5º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

21.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Luciana Santal

“Tomate industrial no Cerrado: 25 anos de História e uma visão futura” é o tema do 5º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial a ser realizado no Centro de Convenções de Goiânia-GO, durante os dias 23, 24 e 25 de novembro. E esse assunto será discutido na palestra de abertura proferida pelo professor doutor Paulo César Tavares de Melo.

O minicurso “Dinâmica do crescimento e absorção de fertilizantes”, a ser ministrado pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças, Ítalo Guedes, também compõe a programação do primeiro dia do CBTI. Estudantes e profissionais da área terão a oportunidade de assistir a apresentação de um importante estudioso da horticultura do nosso país.

Além de palestrantes de renome no Brasil, participarão do Congresso Juan Ignácio Macua, da Espanha, e Cláudia Isabel Queiroz Lopes, de Portugal. No segundo dia de evento, eles abordarão o tema “Experiência da tomaticultura industrial no Brasil, Espanha e Portugal”.

Desde 1986, quando foi instalada a primeira fábrica de processamento de tomate, a produção e a industrialização dessa hortaliça no Cerrado se expandiram ao ponto de tornar Goiás o mais importante pólo agroindustrial de tomate do Brasil e da América do Sul. Esse posto ocupado pelo Estado justifica a realização de um evento que vai convergir histórias de sucesso da tomaticultura em Goiás e as perspectivas e tecnologias para as próximas safras.

Simultaneamente ao 5º CBTI, a Feira de Produtos e Negócios proporcionará a difusão de novas tecnologias, insumos, máquinas e serviços de mais de 30 expositores, entre eles a FENCO da Itália e a Andritz da Alemanha. São responsáveis pela realização: Win Central de Eventos, Embrapa Hortaliças, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Universidade Federal de Goiás. Na Feira, empresas, estudantes e instituições vão expor seus produtos em uma área de 1.300m² com estandes entre 9m² e 36m². Os expositores têm um atendimento diferenciado antes, durante e após o evento. O evento é um importante referencial para o aprimoramento técnico e científico da produção, fabricação e distribuição do tomate industrial.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro