Fundecitrus consegue financiamento para seis projetos sobre greening

19.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) conseguiu a aprovação de seis projetos de pesquisas sobre greening para início em 2009, no valor de quase R$ 1,3 milhão para os próximos três anos.

Dos seis projetos aprovados, três foram pelo programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia, do Mapa/SDA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Defesa Agropecuária), viabilizado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

As outras três pesquisas serão financiadas pelo Programa Avançado de Tecnologia de Citros na Flórida, patrocinado pelo FCPRAC (Florida Citrus Production Research Advisory Council, ou Conselho Regulador de Produção e Pesquisa de Citros da Flórida).

A busca por parcerias e captação de recursos externos para a realização das pesquisas tem por objetivo não repassar custos extras aos citricultores. De acordo com o gerente científico do Fundecitrus, Juliano Ayres, todos os projetos serão coordenados pelos pesquisadores do Departamento Científico, com a colaboração de especialistas de instituições de pesquisas como Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USDA (United States Department of Agriculture), Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu e Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) de Votuporanga e Ribeirão Preto.

“Os projetos visam a melhorar o conhecimento sobre o greening e a aprimorar o manejo da doença, com o objetivo de reduzir o custo da produção”, afirma Ayres.

As pesquisas aprovadas pelo CNPq têm por finalidade aprimorar as estratégias de manejo da doença com base no controle do vetor e na erradicação de plantas doentes, além de estudar como prevenir o greening em pomares.

Um dos projetos pretende também aperfeiçoar o manejo do greening por meio do estudo do efeito das altas temperaturas na multiplicação das bactérias da doença em plantas cítricas e no inseto vetor.

Em função da gravidade do greening na Flórida, nos Estados Unidos, a FCPRAC lançou um edital especial para o financiamento de pesquisa sobre a doença e também o cancro cítrico. Dos 205 projetos encaminhados ao Programa Avançado de Tecnologia de Citros na Flórida, 83 foram aprovados. Seis são brasileiros, e três são do Fundecitrus.

Um dos objetivos das pesquisas coordenadas pelo Fundecitrus é estudar o efeito dos inseticidas sistêmicos e do óleo mineral utilizados em pulverizações na transmissão de bactérias do greening e o comportamento alimentar do inseto em plantas pulverizadas.

Outros estudos estão relacionados à busca por melhores estratégias de manejo, como a redução do inóculo e o controle do vetor da doença, além do entendimento de como a doença progride nas plantas afetadas e do papel das plantas de citros e de murta contaminadas na epidemia de greening.

Raquel Rodrigues

Com Texto Comunicação Corporativa

(16) 3324-5300

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro