Francisco Maturro assume presidência do Conselho de Administração da Fundepag

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio passa a contar também com novos conselheiros e inicia comemorações de seus 45 anos de história

14.09.2023 | 14:03 (UTC -3)
Mariele Previdi
Foto: Flavio Torres
Foto: Flavio Torres

O empresário e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Maturro, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundepag – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente.

Com mandato de quatro anos, tomaram posse também no Conselho de Administração o pesquisador do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, Miguel Luiz Menezes Freitas; a diretora da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, Silvia Cristina de Matos Soares; a diretora da Ceplac - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Lucimara Chiari e o pesquisador Orlando Melo de Castro, que foi diretor do Departamento de Cadeias Produtivas do MAPA - Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenador geral do IAC – Instituto Agronômico e da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O Conselho Fiscal da Fundepag passa a contar com novos conselheiros: a vice-diretora do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, Gisele Anne Camargo; o Consultor na APTA, José Roberto Vicente e o Diretor de Omnichannel & Canais Digitais do Grupo RD-RaiaDrogasil, Diego Kilian.

“Nesses últimos 45 anos, a Fundepag vem desempenhando um papel fundamental fomentando, financiando e apoiando a pesquisa, com alianças estratégicas de parceiros e da iniciativa privada. Não há outro caminho: são os investimentos em ciência e tecnologia que nos asseguram um futuro promissor e relevante. Temos que trabalhar hoje para aquilo que imaginamos daqui a 10, 20 anos”, aponta o novo presidente do Conselho de Administração da Fundepag, Francisco Maturro. Para ele, as pesquisas caminham na direção da busca por maior produtividade, o que se traduz diretamente em sustentabilidade. “Quanto mais produtividade se tem, mais terras são poupadas. E o Brasil tem um potencial enorme de ser campeão mundial em produtividade e sustentabilidade. Existe muito suor do produtor rural nessa trajetória, mas sobretudo muito trabalho de pesquisa e inovação, tanto do setor público como do privado. A Fundepag exerce um papel importantíssimo nesse cenário ao aproximar o setor privado, orientando as pesquisas de acordo com as demandas do mercado e precisa ser percebida pela sociedade como a grande apoiadora das pesquisas agropecuárias no Brasil”, salienta Maturro.

Comemoração dos 45 anos da Fundepag

A cerimônia de posse dos novos integrantes dos conselhos foi realizada no restaurante Zucco, na capital paulista, liderado pelo Chef José Meirelles, que será o responsável por desenvolver pratos com produtos artesanais paulistas especialmente para a comemoração dos 45 anos da Fundação, em novembro de 2023.

Em 2022, a Fundepag fez a gestão de R$ 55 milhões em inovação, com mais de 400 colaboradores alocados em diversos projetos pelo Brasil, fomentou mais de 290 projetos em parceria com 25 instituições de pesquisas no País e no exterior, atendeu 1.500 clientes e promoveu cerca de 50 eventos de capacitação e transferência de conhecimentos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro