Novo método permite análise instantânea do óleo de palma
Equipamento portátil ajudará produtores a prever a produtividade e qualidade do dendê antes mesmo da colheita
Os avanços tecnológicos para o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas torna esse um dos nichos mais promissores desse mercado. Por isso, a XMobots, fabricante de drones do Brasil e da América Latina, investe constantemente em novos modelos e soluções. "A pulverização é e será um ponto focal nas funcionalidades dos nossos produtos, tanto drones quanto softwares, para o mercado do agronegócio", diz Giovani Amianti, CEO da XMobots.
De acordo com o executivo, a uso de drones para pulverização se dá especialmente por suas diversas vantagens se comparado a outras práticas comuns, seja na execução do serviço de forma manual ou por trator, por exemplo. "Para uma área de um hectare, considerando um terreno plano, é necessário um dia de trabalho para um aplicador manual. Já com o drone, o agricultor consegue realizar o serviço em apenas 15 minutos", explica o executivo.
A tecnologia embarcada também traz outros benefícios. Em 2020, a empresa lançou o modelo Dractor 25A, capaz de mapear a plantação e detectar ervas daninhas em canaviais. "Com o nosso sensor XMC, desenvolvido especialmente para a assinatura espectral da folha da cana, é possível fazer a dispersão do defensivo em área localizada (método conhecido como catação), ou seja, só onde as ervas daninhas são identificadas. Isso gera, entre outros ganhos, significativa economia de insumos", diz o CEO.
Para áreas onde há grandes infestações, é possível também realizar a pulverização em área total. Para ambos os sistemas de aplicação, o drone possui capacidade de calda de 10 litros, podendo aplicar o agroquímico em até 1h de voo no método de catação.
Desde 2016 a companhia tem o agronegócio como principal destino das tecnologias desenvolvidas - em 2020, 72% das vendas de drones da empresa foram para o setor. Atualmente, a XMobots é responsável por mais de 50% da frota de drones no mercado sucroalcooleiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura