Ferrugem da soja chega a Chapadão do Sul/MS

02.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Nesta quarta-feira (02/12), foi detectado, no laboratório da Fundação Chapadão /Bayer SOS Culturas, pela engenheira agrônoma Alexandra Botelho, o primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja em Chapadão do Sul/MS.

A amostra é proveniente de área experimental da Fundação Chapadão. Trata-se da variedade Anta 82 RR em estádio R4 de desenvolvimento.

O Diretor Executivo e Pesquisador da Fundação Chapadão, Edson Pereira Borges, lembra que na safra de 2006 o primeiro foco foi diagnosticado em 28 de novembro, em 2007 foi confirmado em 18 de dezembro e em 2008 esta ocorrência se deu em 23 de dezembro. Nesta safra, a ocorrência precoce da doença já era prevista, uma vez que, as condições climáticas ocorridas foram semelhantes às de 2006, informa a instituição. A Fundação Chapadão desde o dia 24 de novembro vinha alertando os produtores, eis que já havia sido confirmada a presença de ferrugem na região sudeste de Mato Grosso e os ventos sopravam na direção de Chapadão do Sul.

Com a confirmação deste caso na região, Borges sugere que os produtores rurais da região dos Chapadões fiquem mais atentos e procurem fazer o monitoramento e as aplicações da melhor forma possível, lembrando a todos que o mês de dezembro iniciou-se com chuvas diárias e assim deverá continuar por mais alguns dias, o que favorece o desenvolvimento da ferrugem.

Caso exista alguma dúvida quanto ao procedimento no monitoramento, os pesquisadores da Fundação Chapadão encontram-se sempre à disposição para ajudar o pessoal de campo envolvido com essa atividade, assim como para solucionar dúvidas quanto à identificação dos sinais da doença.

Fonte: Edson Pereira Borges, Diretor Executivo da Fundação Chapadão.

Contatos:

/ (67)3562-2032

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro