CICB participa da Feira de Couro em Istambul

01.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

O presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Wolfgang Goerlich, participou de 12 a 14 de novembro da Feira Internacional de Couro em Istambul, na Turquia.

Ele também esteve presenta na reunião extraordinária do Internacional Council of Tanners – ICT (silga em inglês para Conselho Internacional dos Curtumes).

Pela sua localização estratégica entre a Europa e a Ásia, sua proximidade relativa da Rússia e dos países do Oriente Médio e, inclusive, da África, a Turquia está ganhando cada vez mais importância no cenário mundial de couro.

Durante os últimos 15 anos praticamente todos os curtumes foram transferidos dos centros urbanos para novos núcleos industriais com modernas instalações para o tratamento central dos afluentes, com facilidades de transporte e de comunicação, próximos aos armazéns dos fornecedores de matéria prima e de fabricantes e representantes de produtos químicos. O maior núcleo se encontra a cerca de 60 quilômetros distante de Istambul e é responsável por aproximadamente 25% da produção de couros acabados da Turquia. No mesmo distrito também há uma escola de curtimento. Os estudantes mais capacitados depois da graduação nesta escola técnica têm a possibilidade de completar os seus estudos num curso de terceiro grau na universidade de Izmir.

O forte da indústria curtidora turca são as peles de carneiro e de cabra para confecção de roupas que são exportadas nos seus modelos básicos principalmente para a Rússia, enquanto as roupas da mais alta qualidade e moda são exportadas para os países da Europa Ocidental.

Como se podia esperar, a Feira de Couro de Istambul, embora mostrando também produtos para calçados, máquinas e produtos químicos, foi totalmente dominada pelas novas coleções de roupas em couro e, sem exagero, pode-se afirmar que a Turquia em qualidade e moda hoje figura entre os líderes globais neste segmento.

Paralelamente à Feira de Couro de Istambul houve uma reunião extraordinária do ICT (Internationaal Council of Tanners), o mais alto fórum da indústria curtidora mundial, onde foram tratados os mais relevantes problemas atuais nos campos ecológico, social e comercial como também da necessidade de uma cooperação cada vez mais estreita entre as variadas organizações mundiais sob o teto do ICT.

Neste contexto, os convidados especiais foram o secretário geral da Confederation of National Associations of Tanners and Dressers of the European Community – Cotance (sigla em inglês para Confederação Nacional das Associações dos Curtumes da Comunidade Européia), Gustavo Gonzalez Quijano, e o presidente do Internacional Union of Leather Technologists and Chemists Societies – IULTCS, Elton Hurlow, que manifestaram nas suas exposições a disposição para uma maior integração.

O CICB teve uma participação importante nas reuniões e no encerramento do evento, Wolfgang Goerlich, foi convidado para suceder o atual presidente, o Bulent Hazer como próximo presidente do ICT. Desta forma, Wolfgang Goerlich assumirá a presidência da entidade mundial em final de fevereiro de 2010, durante a Feira de Hong Kong, ocasião da próxima reunião do Conselho do ICT. Será a primeira vez que o Brasil vai ocupar o mais alto posto no cenário internacional da indústria curtidora mundial.

Fleury Tavares

CICB

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro