Fendt e PTx Trimble lançam IA para controle de ervas daninhas

Sistema RowPilot usa inteligência artificial para orientar capina mecânica com mais precisão e eficiência

16.01.2026 | 16:11 (UTC -3)
Beatriz Voltani, edição Revista Cultivar

A Fendt e a PTx anunciam o RowPilot, uma solução que promete transformar o manejo de ervas daninhas através da inteligência artificial (IA). De acordo com as empresas, a novidade surge como uma resposta direta à necessidade de maior eficiência e sustentabilidade no campo.

Trata-se de um sistema de gerenciamento de linhas baseado em IA projetado para orientar tratores e implementos de capina mecânica. A tecnologia permite velocidades de trabalho mais elevadas sem comprometer a lavoura e proporciona automatização no direcionamento nas entrelinhas. 

Conforme a Fendt, ao contrário de sistemas convencionais de câmeras, que se baseiam na cor (verde sobre marrom) ou na massa foliar das plantas, o software do RowPilot foi treinado para "ler" a estrutura da cultura de uma forma mais avançada: a IA identifica o ponto exato onde a planta emerge do solo. Essa mudança traz vantagens como precisão em condições adversas e mostra sua eficiência em ervas daninhas densas, já que a IA distingue a geometria da cultura. Outro diferencial é a operação em declives, pois a tecnologia compensa a inclinação do terreno. 

“Embora o sistema ainda esteja em fase piloto, além da aplicação para o cultivo de plantas, ele apresenta potencial para outros usos como pulverização e colheita. Trata-se de uma solução que vem ao encontro das tendências que a agricultura pede: automação e autonomia para o operador”, destaca Elizeu dos Santos, gerente de Marketing de Produto da Fendt.

Facilidade de uso

O desenvolvimento do RowPilot focou na facilidade, com o seu uso dependendo apenas da informação de posição da câmera e o espaçamento entre linhas no terminal do trator. De acordo com a Fendt, não é necessário configurar parâmetros como altura, largura ou cor da planta, já que o algoritmo se adapta automaticamente. 

Em nota, a companhia destacou que a nova tecnologia reforça o compromisso com a sustentabilidade, ao viabilizar uma capina mecânica de altíssima precisão e que facilita a redução do uso de defensivos químicos, atendendo a uma demanda global por práticas agrícolas mais limpas. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp