Embrapa Café lança publicação sobre métodos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica
A publicação destaca os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento genético da espécie Coffea arabica
Os dados do mercado de máquinas agrícolas nos primeiros seis meses do ano, processados pela Federação Nacional dos Construtores de Máquinas Agrícolas da Itália (FederUnacoma - Federazione Nazionale Costruttori Macchine Agricole) com base nos registros do Ministério da Infraestrutura e Transporte, confirmam a contração reportada na reunião anual da entidade, realizada em 25 de junho em Zola Predosa (Bolonha). A queda nas vendas, que continua há mais de dois anos após o pico registrado em 2021, afetou todos os principais tipos de máquinas.
Comparado ao primeiro semestre de 2023, os tratores diminuíram 17,3%, com 8.363 unidades registradas. As colheitadeiras apresentaram uma queda de 38,7%, com 173 veículos registrados. O primeiro semestre também fechou com perdas para os transportadores, que registraram uma queda de 16,7% com 285 máquinas registradas, para os reboques, que conseguiram conter as perdas em 4,1% (3.989 unidades) e para os manipuladores telescópicos (-24,1% com 491 unidades). Esta última categoria de máquinas, apreciada pela sua versatilidade operacional, tinha registrado um aumento significativo nas vendas em anos anteriores e muitas vezes apresentava uma tendência anticíclica que parece ter parado em 2022.
A desaceleração no mercado levanta a questão da modernização da frota nacional com maior urgência. Segundo a FederUnacoma, é necessário um fortalecimento imediato das ferramentas públicas de incentivo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura