Tractor Supply revoga iniciativas de diversidade após pressão de ativistas
A ideia era simples: já que a empresa despreza a opinião de seus clientes, é necessário começar a comprar de fornecedores sintonizados com as aspirações do setor rural
Pesquisadores chineses apontam que a aplicação excessiva de fertilizante nitrogenado (N) em plantações de milho aumenta a tolerância de larvas de Spodoptera litura a múltiplos inseticidas. O trabalho relaciona a alta concentração do macronutriente ao aumento da atividade de enzimas de desintoxicação nas larvas e ao espessamento de sua cutícula, contribuindo para a maior resistência aos produtos químicos.
Conforme artigo publicado pelos cientistas, seus bioensaios indicam que a aplicação de altos níveis de N em plantas de milho aumentou significativamente a tolerância das larvas de Spodoptera litura a inseticidas como metomil, lambda-cialotrina e clorpirifós. A atividade das enzimas de desintoxicação, como GST, CarE e P450, foi significativamente maior nas larvas alimentadas com plantas de milho com alta concentração de N.
Análises de RNA-seq mostraram que diversos genes relacionados a GST e cutícula foram induzidos nas larvas alimentadas com milho de alta concentração de N. A análise de RT-qPCR confirmou a indução de quatro genes GST e do gene específico de cutícula LCP167. Além disso, a injeção de dsRNA específico para GSTe1, GSTs5 e LCP167 aumentou a mortalidade das larvas tratadas com metomil em cerca de três vezes em comparação com larvas injetadas com dsGFP.
Além disso, observações em microscópio eletrônico revelaram que a cutícula das larvas alimentadas com milho de alta concentração de N era mais espessa. Esses resultados sugerem que o uso excessivo de fertilizante nitrogenado intensifica a resistência a inseticidas em pragas lepidópteras.
Importante lembrar que o nitrogênio, em doses corretas, é essencial para o metabolismo e desenvolvimento das plantas.
O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores Jie Wang, Zhihui Lu, Lin Hu, Runbin Zhong, Cuicui Xu, Yurui Yang, Rensen Zeng, Yuanyuan Song e Zhongxiang Sun.
Seu artigo pode ser lido em doi.org/10.1016/j.pestbp.2024.106002
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura