Energia da Biomassa é destaque em Congresso Internacional

10.10.2013 | 20:59 (UTC -3)

O Brasil se destaca mundialmente pela geração de energia renovável. A presença da energia de biomassa vem crescendo rapidamente nos últimos anos e a adoção deste tipo de energia ajuda a reduzir a pressão sobre as fontes tradicionais e oferece um destino sustentável para resíduos agropecuários e urbanos.

A principal fonte de energia através de resíduos da biomassa no Brasil é a cana-de-açúcar. De cada tonelada do produto, 250 kg é bagaço e outros 204 kg, palha e pontas, onde tudo pode ser reaproveitado para geração de energia elétrica. Em São Paulo, toda a colheita precisará ser mecânica a partir de 2014, isto significa que devem ser aproveitados 98% da casca e folha, com isto a produção de energia aumentará entre 40% e 50%.

As tecnologias adotadas para um melhor aproveitamento dos recursos da biomassa e as tendências que este mercado apresenta serão debatidas durante o 8º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 05 a 07 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Além do aproveitamento de resíduos agrícolas e urbanos para geração de energia, o mercado de biocombustíveis também será tema de painéis exclusivos do Congresso, com a presença de destacados especialistas do setor como os exemplos bem sucedidos da Europa, na adoção de políticas de inventivo às energias renováveis, onde o diretor da Associação Europeia das Indústrias de Biomassa, Jean-Marc Jossart, trará exemplos dos benefícios à economia e ao meio ambiente na adoção de políticas de incentivo às energias limpas.

Simultâneo ao Congresso Internacional de Bioenergia, acontece a 6ª edição da BioTech Fair | Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis que irá reunir empresas ligadas à produção de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas às energias renováveis, com destaque à biomassa e biocombustíveis. Ainda o 2º Congresso Brasileiro de Eucalipto.

Com organização do Grupo Cipa Fiera Milano e realização da Porthus, os eventos esperam receber cerca de seis mil profissionais, em busca de soluções tanto em equipamento como em conhecimentos técnicos e atualização profissional. Os eventos conjuntos terão cerca de 50 expositores e mais de quatro mil m2 de área expositiva.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro