Soja: vendas antecipadas da safra 2013/14 chegam a 32% no Brasil
Constituída por 15 fiscais agropecuários, a equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está na Bahia para conhecer o Programa Fitossanitário dos Citros e o Manejo de Helicoverpa Armígera. Desde ontem (08) até amanhã (10) a comitiva está debruçada sobre as ações de defesa agropecuária implementadas no Estado, sempre acompanhada pelos agrônomos e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri).
Os trabalhos foram iniciados no Recôncavo da Bahia, sob a recepção da gerente da Adab em Cruz das Almas, Lousane Lordelo, e da coordenadora do Projeto de Fitossanidade dos Citros, Suely Brito. Na oportunidade, os visitantes conheceram as ações preventivas dispensadas à ameaça do Huanglongbing dos Citros (HLB), a praga mais importante da citricultura mundial devido ao impacto econômico que desencadeia nos territórios em que se instala e à complexidade que envolve o seu manejo. “A Bahia é área livre de HLB e integra a Rede Sentinela de pesquisa, liderada pela EMBRAPA/CNPMF, que tem o objetivo de implementar estudos que subsidiem as ações de Defesa Agropecuária com relação a esta praga”, ressaltou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá.
Foi apresentado também o manejo de Mancha Preta dos Citros (MPC) e Clorose Variegada dos Citros (CVC), pragas presentes no território baiano, sendo a MPC restrita ao Recôncavo e a CVC amplamente distribuída nos polos citrícolas do Estado. Nesse segmento, a Equipe da Adagro teve a oportunidade de visualizar sinais e sintomas das duas pragas, tanto em laboratório (EMBRAPA/CNPMF), quanto em campo, na Fazenda Gravatá, em Muritiba.
A missão técnica continua sua viagem rumo ao Oeste da Bahia, onde será recepcionada pela equipe da Coordenadoria Regional da Adab de Barreiras, para fazer reconhecimento, in locu, da praga Helicoverpa, responsável por consideráveis danos econômicos nas culturas de soja, algodão e milho, na safra 2012/2013. “Dessa forma, as duas Agências e os dois estados vão estreitando as parcerias interinstitucionais, por meio de termo de cooperação técnica, consolidando ainda mais a Defesa Agropecuária”, finaliza o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura