Encontro Técnico do Algodão 2011 começa nesta sexta-feira (8) em Luís Eduardo Magalhães/BA

08.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

Com uma palestra do economista Maílson da Nóbrega, começam logo mais, às 20h desta sexta-feira (8), as atividades do Encontro Técnico do Algodão 2011, em Luís Eduardo Magalhães, a 900 km de Salvador. Neste ano, em que o algodão se sobressaiu em área, preços e qualidade, o evento abre com uma análise da conjuntura econômica global da fibra e das tendências de mercado para o produto nos próximos anos. Mas, a grande ênfase do evento são os aspectos técnicos, tecnológicos e sanitários da produção do algodão, que serão expostos em uma série de palestras e mesas-redondas com os mais renomados especialistas da fibra no Brasil.

O Encontro Técnico do Algodão é produzido pela Fundação Bahia, Embrapa Algodão, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro). O evento é realizado no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste da Bahia (CPTO), onde funciona a sede da Fundação Bahia. A programação prossegue até o meio dia de amanhã (9), com inscrições gratuitas a partir das 7h30.

Além das palestras, o público pode visitar os diversos estandes e conhecer novidades para o plantio da próxima safra. Dentre novas cultivares desenvolvidas para o cerrado baiano pela Fundação e parceiras, serão apresentadas as variedades BRS 335, de fibra média, e BRS 336, com fibra médio-longa. As duas chegam com grande expectativa por parte do mercado e são resultados da parceria entre a Fundação Bahia e a Embrapa.

O presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci, também destaca as excelentes perspectivas tecnológicas que o ano de 2011 oferece, com o lançamento de novos produtos da entidade de pesquisa baiana, entre variedades tradicionais e transgênicas, já. “Linhagens diversas, com características demandadas pelo mercado, vêm sendo intensamente testadas em nossos canteiros experimentais e com certeza trarão muitos benefícios para a nossa cotonicultura”, diz Stracci.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro