Secretária Geral do Conselho Mundial de Hereford chega ao Brasil a convite do BHB
Curitiba vai sediar, nos dias 30 e 31 de agosto, o 8° Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel. Entre os assuntos em pauta, novidades da alta tecnologia, como motores híbridos, a polêmica sobre o uso em carros de passeio e, principalmente, a intenção dos organizadores de promover uma discussão ampla, reforçando o novo panorama de produtos tecnologicamente avançados, de melhor rendimento energético e de menor emissão de poluentes.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o motor Diesel tem sido apontado como um dos menos poluentes: como os motores consomem menos, emitem portanto menos CO2. A preocupação com o mercado e o Meio Ambiente será o tema do primeiro painel do Fórum Diesel. Robson Rodrigues Pereira, do Bradesco e Gabriel M. Branco, da Environmentality, farão exposições sobre o cenário econômico nacional e as tendências futuras para a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), especialmente as alternativas para o transporte público.
Outro tema interessante do evento serão as apresentações e discussões sobre os motores híbridos e o uso de combustíveis renováveis. Roberto Florindo, da Volvo, irá mostrar a experiência da empresa com a criação do Powertrain Diesel/Elétrico. Já Mauro Silva, da Robert Bosch, trará ao Fórum o exemplo do Powertrain Diesel/Hidráulico Bosch Rexroth. As apresentações serão seguidas de debates para aprofundar o conhecimento sobre as tecnologias. Serão analisadas ainda as tecnologias bi-combustíveis em caminhões, como os motores Diesel+Etanol e Diesel+GNV, além de diversas tecnologias que visam o incremento de eficiência dos propulsores Diesel.
O Brasil está na ponta das discussões e na busca de alternativas mais sustentáveis para o transporte público. Serão demonstradas as alternativas de menor impacto ambiental para a mobilidade e as particularidades que estão sendo propostas para os grandes centros urbanos do Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo como principais exemplos), bem como as experiências em andamento ou já implementadas na Europa e nos Estados Unidos visando a redução das emissões de CO2.
Por fim, uma polêmica volta à tona: a utilização de motores Diesel em veículos leves de passeio. No Brasil, os motores Diesel só são permitidos em veículos pesados, agrícolas, off-road e comerciais leves com mais de 1000 kg de capacidade de carga, mas as novidades tecnológicas trazem novamente a discussão sobre a ideia de se permitir novamente a utilização desses motores, já que, hoje em dia, é possível o desenvolvimento de motores menos poluentes e mais eficientes para carros de passeio.
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