Leilão TOP CEN acontece nesta quinta-feira (18) na Expogenética 2011
Em 25 de agosto de 2011 será inaugurado o experimento Free Air Carbon Dioxide Enrichment – Face na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Nesse trabalho, instalado em área experimental com 35 mil pés de café, o gás carbônico será liberado em concentrações similares às que serão atingidas na atmosfera no final do século. Esse tipo de experimento é o primeiro com café no mundo. As plantas de café cultivadas nesse ambiente, que simula o cenário futuro, serão comparadas com as plantas no ambiente atual.
Conforme Raquel Ghini, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e líder do projeto Climapest (
), o conhecimento sobre o tema permite a elaboração de estratégias de adaptação para racionalizar métodos de controle, direcionar novos trabalhos de pesquisa e apoiar a elaboração de políticas públicas.
Sabe-se que o gás carbônico é muito importante para as plantas, pois favorece o seu crescimento. Porém, pouco se sabe o que irá acontecer com as pragas e doenças dessas plantas em condições atmosféricas futuras. O café foi escolhido porque é uma cultura perene, importante para a região e, principalmente, para o país, enfatiza Raquel.
Doenças, pragas e plantas invasoras estão entre os principais fatores responsáveis por redução de produtividade das culturas. Assim, é estratégico para a sustentabilidade da agricultura brasileira o conhecimento dos impactos das mudanças climáticas globais sobre os problemas fitossanitários.
São várias instituições de pesquisa trabalhando em conjunto, com uma equipe interdisciplinar. A equipe do projeto visitou outros países que já trabalham com Faces e verificou que os resultados aparecem em alguns anos.
Raquel Ghini/Embrapa Meio Ambiente
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura