Embrapa presente na AgroBrasília

12.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

A importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa para o desenvolvimento da agropecuária brasileira foi destacada, na terça-feira (11/05), na solenidade de abertura da AgroBrasília 2010.

O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ressaltou o investimento feito pelo governo federal na Embrapa. A abertura do evento, que acontece até sábado (15/05), no Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF, contou com a presença, entre outros, do diretor executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio e do chefe geral da Embrapa Cerrados José Robson Sereno.

Algumas tecnologias e pesquisas desenvolvidas pelas unidades da Embrapa – Cerrados, Hortaliças, Informação Tecnológica, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão e Transferência de Tecnologia, estão expostas no estande do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os híbridos de maracujá BRS Gigante Amarelo, BRS Ouro Vermelho e BR Sol do Cerrado, lançados pela Embrapa Cerrados, e a soja BRSGO 7560, indicada para o manejo da ferrugem asiática, chamam a atenção dos visitantes.

O agricultor Zacarias Teixeira Gomes, de Brazlândia-DF, ficou admirado com as ramas da mandioca Japonesinha. Esse ano, pela primeira vez, ele está testando o consórcio entre mandioca, plantas de cobertura e couve. “Plantei nas entrelinhas feijão de porco, crotalária e couve, com irrigação. Já ouvi que a Embrapa tem experiência nisso e vim aqui para aprender um pouco mais”, disse ao receber o livro “Mandioca no Cerrado: Questões práticas”, lançado recentemente pela Embrapa Cerrados em parceira com a Emater-DF.

As cultivares de amaranto BRS Alegria e de quinoa Piabiru eram desconhecidas dos estudantes Rafael Cruz Dias e Daniel da Silva. Filhos de agricultores do Núcleo Rural Marajó, área vizinha ao PAD-DF, eles acharam muito interessante conhecer outras culturas, além das tradicionais, como milho, sorgo, girassol e forrageiras. O amaranto e a quinoa, lançados pela Embrapa Cerrados, proporciona diversificação agrícola, auxilia na sustentabilidade ambiental reduzindo o uso de agrotódico e são considerados alimentos funcionais, indicados, principalmente, para pessoas alérgicas ao glúten.

Além da demonstração das cultivares na Vitrine Embrapa, em conjunto com as unidades Hortaliças, Gado de Corte, Soja, Algodão e Transferência de Tecnologia, a Embrapa Cerrados montou um curral para apresentação de animais da raça BRGN- Brasil Genética Nelore. O programa de melhoramento genético da raça Nelore Mocho seleciona animais geneticamente superiores de acordo com os critérios de habilidade materna, precocidade, produtividade acumulada, características de crescimento e reprodutivas.

Mudas de plantas nativas do Cerrado, entre elas pequi, murici, barú, tamboril e araticum estão expostas no viveiro. Uma das pesquisas da Embrapa Cerrados - o consórcio de futíferas, hortaliças e cereais - é simulada no local. Mudas de acerola, graviola, camu camu estão lado a lado com mudas de cebolinha, alho e pimenta. É uma demonstração de como se pode produzir em pequenas áreas.

Liliane Castelões

Embrapa Cerrados

(61) 3388-9945 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro