BASF promove educação ambiental para 1700 crianças

11.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Alunos de escolas públicas da região de Piracicaba conhecerão o significado de sustentabilidade e a importância da preservação dos recursos naturais.

Crianças do ensino fundamental de escolas do interior paulista - Iracemápolis, Piracicaba, Saltinho e Mombuca - irão à tenda do Teatro Itinerante Mata Viva na semana de 11 a 18 de maio. O projeto de educação ambiental da BASF beneficiará cerca de 1700 crianças nesse período. As atividades serão realizadas nas dependências da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

Os pequenos poderão assistir a uma peça de teatro e participar de atividades lúdicas, com o tema sustentabilidade. As encenações são realizadas com sessões às 9 e às 14 horas. O gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Vinicius Ferreira de Carvalho, explica que a história fala sobre uma menina, chamada Manoela, que não sabe o significado de sustentabilidade e começa a pesquisá-lo na Internet. No decorrer da encenação, a menina se encontra com outros personagens e começa a entender o tema e sua importância.

“As atividades são uma forma de despertar nas crianças a consciência ambiental, para que elas tenham uma postura ativa diante das questões ligadas ao tema. Elas são pequenas agentes multiplicadoras e podem, desde cedo, conhecer os conceitos de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais”, enfatiza Carvalho. Após a apresentação teatral, os alunos participam de atividades lúdicas que os ajudam a compreender a necessidade de um compromisso com o meio ambiente. Em uma das atividades, as crianças receberão duas fitas com mensagens de atitudes sustentáveis que serão amarradas no pulso e a outra em uma árvore sem folhas. Ao final, será criada uma grande árvore colorida.

O Teatro Itinerante Mata Viva é desenvolvido pela BASF em parceria com cooperativas e secretarias de educação dos municípios. O projeto existe desde 2008 e já beneficiou 123 entidades, cerca de 16 mil pessoas por meio de 107 apresentações culturais.

A Coplacana é uma das entidades rurais mais influentes do Brasil. A cooperativa nasceu com o intuito de desenvolver o setor sucroalcooleiro no país. Carvalho enfatiza que a união da BASF com as cooperativas os ajuda a entender melhor a comunidade local. “As cooperativas estão inseridas no universo da comunidade. Essa parceria auxilia o desenvolvimento de projetos que conduzam a uma agricultura sustentável”, completa Carvalho.

“O projeto tem o propósito de fidelizar, principalmente, a garotada de nível fundamental, para que eles entendam o significado de sustentabilidade, como se deve viver e como as empresas devem se portar no mercado. O projeto é de fundamental importância para mostrar que a BASF, junto com a Coplacana, está fazendo a sociedade entender melhor o trabalho dessas empresas, mostrando qual a importância no mercado de trabalho, na produção agrícola e na agricultura sustentável. Afinal, muitas pessoas falam de sustentabilidade, mas não fazem o que se deve a respeito”, afirma Marcos Farhat, gerente da Coplacana.

Adultos – Agricultores e Comunidade Local

Os adultos também terão a oportunidade de se informar sobre questões ambientais. “Agricultores e formadores de opinião são outro importante elo da cadeia. Essa iniciativa da BASF contribui para a discussão sobre meio ambiente aliado à agricultura sustentável”, lembra Carvalho.

No dia 12 de maio, o professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (ESALQ) irá fazer uma palestra com o tema "Recuperação de áreas degradadas / APPs [Áreas de Preservação Permanente] no setor sucroalcooleiro”. Rodrigues é considerado referência em pesquisas e projetos de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. O encontro com agricultores e formadores de opinião da região de Piracicaba será realizado às 19 horas na tenda do Teatro Itinerante Mata Viva que está instalada na Coplacana.

Conheça as escolas que participarão do projeto:

Piracicaba

E.E Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz

E.M Prof. Mario Chorilli

EM. Prof. Thales Castanho de Andrade

E.M. Prof. Alberto Thomazi

E.M Prof. Fabio de Souza Maria

E.E Augusto Melega

Iracemápolis

EMES Dr.Antonio Cândido de Camargo

EMES Prof. Benedito Carlos Freire

EMES Professora Dulcidia Costa Rivaben

EMES Dona Leontina de Oliveira

Saltinho

CIEMS Capitão Correa Barbosa

Mombuca

EMEF Prof(a) Argentina Francês

Serviço

Projeto Teatro Itinerante Mata Viva

Local: Tenda Teatro Itinerante Mata Viva – Coplacana, Piracicaba

Período: De 11 a 18 de maio

Palestra "Recuperação de áreas degradadas / APPs [Áreas de Preservação Permanente] - no setor sucroalcooleiro”

Quem: Professor Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues – ESALQ/USP

Quando: 12/05/2010 às 19 horas

Local: Tenda Teatro Itinerante Mata Viva – Coplacana, Piracicaba

Fonte: XPress Comunicação - 11 2098-7457

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro