LANXESS sai fortalecida da crise

11.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Faturamento do Grupo no país é de 139,7 milhões de euros no 1º trimestre de 2010; aumento de 125% na comparação com o mesmo período do ano passado.

As vendas mundiais da empresa de especialidades químicas LANXESS no primeiro trimestre de 2010 aumentaram 53%, para 1,61 bilhão de euros, se comparadas ao mesmo período do ano passado. O EBITDA pré-excepcionais da companhia mais do que triplicou na mesma comparação, passando de 66 milhões para 233 milhões de euros. Esses resultados se devem à melhora mundial das condições econômicas, puxada pela América Latina e pela Ásia. Acima de tudo, a empresa líder mundial em borrachas sintéticas se beneficiou da forte demanda de países como Brasil e China.

Com isso, o Grupo registrou lucro líquido de 104 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010 ante prejuízo de 14 milhões de euros no mesmo período do ano passado. A margem EBITDA pré-excepcionais mais do que duplicou, subindo para 14,4%.

No Brasil, o faturamento da LANXESS no primeiro trimestre de 2010 cresceu 125% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 139.7 milhões de euros. Na mesma comparação, a América Latina mais do que duplicou as vendas, atingindo 195 milhões de euros. Atualmente, a região representa 12% das vendas do Grupo.

“Nossos números-chave refletem claramente que a LANXESS emergiu fortalecida da crise”, afirma Axel C. Heitmann, Chairman do Conselho de Administração da LANXESS AG. “Nossa estratégia de focar em oportunidades de crescimento nos países BRIC e de ser firme com os custos provou ser exatamente o caminho certo.”

A LANXESS possui três segmentos de negócios. O segmento Performance Polymers registrou aumento de 85% nas vendas, impulsionado pela forte demanda no Brasil e na China. Acima de tudo, a tendência positiva foi suportada pelos negócios de pneus de substituição bem como pela reposição de estoques dos clientes.

No segmento Advanced Intermediates, as vendas no primeiro trimestre aumentaram 24% na comparação com o mesmo período do ano passado, apoiadas pela aquisição dos ativos químicos da empresa indiana Gwalior, assim como pelo aumento da demanda nas indústrias automotiva, de corantes e de revestimentos.

Já as vendas do segmento Performance Chemicals subiram 35% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. As unidades de negócios que mais contribuíram para essa forte melhoria no desempenho do segmento foram Inorganic Pigments e RheinChemie, que se beneficiaram com as melhoras nos setores de construção e automotivo, respectivamente.

Devido à forte demanda em curso por borrachas butílicas de alta qualidade, a LANXESS abrirá, em 17 de maio deste ano, em Cingapura, uma nova unidade de produção de borracha butílica com capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano. Além disso, a empresa anunciou, recentemente, a criação de uma Joint Venture com a empresa TSRC Taiwan Corp, para construir uma nova fábrica de borracha nitrílica (NBR) em Nantong, na China, com um investimento de cerca de 36 milhões de euros.

Fonte: VIRTA - (11)3083-1242

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro