Embrapa orienta sobre período ideal para dessecação antes da semeadura da soja

05.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

As chuvas registradas em Mato Grosso do Sul nos últimos dias trouxeram um alívio aos produtores de soja, cuja semeadura começa no dia 20 de outubro, de acordo com o Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Somente em Dourados, a Estação Agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou 165 mm de precipitação entre os dias 23 e 30 de setembro. Depois de toda essa chuva, vem uma recomendação da Embrapa sobre a dessecação antes da semeadura: esperar que o tempo se estabilize e, somente após a ocorrência de outras chuvas, realizar a dessecação.

 

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR) Fernando Adegas, a medida visa evitar o risco de o herbicida não ter o efeito desejado sobre o mato, já que entre as consequências do grande período de seca enfrentado no inverno estão o estresse e a paralisação do crescimento das plantas. Nessa situação, elas ficam com a cutícula mais espessa, sendo mais difícil a absorção do herbicida.

 

“Além disso, as plantas ainda não retomaram o seu crescimento de forma normal, o que reduz a eficiência do herbicida prejudicando a dessecação. Outro ponto importante em esperar as próximas chuvas para se realizar a dessecação é que deve haver um novo fluxo (emergência) de mato com o aumento da umidade do solo, e essas plantas seriam controladas se a aplicação fosse feita posteriormente”, informa.

 

O pesquisador afirma que esse manejo não deveria ter sido adotado antes da chuva porque, além da situação adversa de crescimento do mato, havia muita poeira acumulada sobre as plantas, o que também poderia diminuir a absorção e eficácia dos herbicidas. “Outro ponto importante é em relação à situação climática, pois antes das chuvas as temperaturas estavam muito altas e a umidade relativa do ar extremamente baixa, sendo condições totalmente inapropriadas para a aplicação de defensivos”, explica.

 

Pressa

 

Para o produtor que pretende semear a soja mais cedo e não vai esperar o prazo recomendado para a dessecação, Adegas orienta cuidado com as condições climáticas desta época do ano. “O ideal é aplicar o herbicida em períodos com temperatura mais amena e umidade mais alta, ou seja, no início da manhã e fim da tarde”.

 

Outro alerta é que se utilizem os herbicidas registrados para essa aplicação, exatamente nas doses recomendadas, pois as plantas ainda não estão com o crescimento normalizado. Nesse caso, produtos inadequados e subdoses podem resultar em controle insatisfatório.

 

“Como essa aplicação agora não é a ideal, é fundamental para os produtores que optarem por fazê-la, realizarem o monitoramento da área para verificar a necessidade de reaplicação antes da semeadura”, conclui Fernando Adegas.

 

Kadijah Suleiman

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados/MS

(67) 3416-9742

kadijah@cpao.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro