Ações sobre solo aproximam a Embrapa da comunidade no estado do Rio de Janeiro
Uma emenda parlamentar do deputado federal baiano Josias Gomes vai permitir que milhares de mudas do abacaxi BRS Imperial, desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sejam levadas para cinco municípios do sul da Bahia.
Publicada no segundo semestre de 2014, a emenda tem o objetivo de difundir essa variedade cuja principal característica é a resistência à fusariose, principal doença da cultura no Brasil. Os frutos da BRS Imperial podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a indústria. O plantio de cultivares resistentes dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.
No último dia 4, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete os pesquisadores Joselito Motta, Aristoteles Matos e Davi Junghans. Ele degustou o fruto e recebeu informações sobre ações presentes e futuras da difusão.
A ação conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e das secretarias de agriculturas das cidades contempladas – Ilhéus, Itabuna, Una, Buerarema e Canavieiras. Para a difusão, foram selecionadas dez unidades demonstrativas distribuídas pelos municípios, que vão receber 60 mil mudas da variedade para serem doadas aos produtores e suas associações.
Segundo Joselito, serão três unidades em Ilhéus e Itabuna, duas em Una, uma em Buerarema e outra em Canavieiras. Além do sul da Bahia, o Recôncavo receberá outras duas Unidades (Cruz das Almas e Sapeaçu). A previsão para o início do funcionamento das unidades é janeiro de 2015.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura