Embrapa Mandioca e Fruticultura recebe recursos para difundir o abacaxi BRS Imperial na Bahia

05.01.2015 | 21:59 (UTC -3)

Uma emenda parlamentar do deputado federal baiano Josias Gomes vai permitir que milhares de mudas do abacaxi BRS Imperial, desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sejam levadas para cinco municípios do sul da Bahia.

Publicada no segundo semestre de 2014, a emenda tem o objetivo de difundir essa variedade cuja principal característica é a resistência à fusariose, principal doença da cultura no Brasil. Os frutos da BRS Imperial podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a indústria. O plantio de cultivares resistentes dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.

No último dia 4, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete os pesquisadores Joselito Motta, Aristoteles Matos e Davi Junghans. Ele degustou o fruto e recebeu informações sobre ações presentes e futuras da difusão.

A ação conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e das secretarias de agriculturas das cidades contempladas – Ilhéus, Itabuna, Una, Buerarema e Canavieiras. Para a difusão, foram selecionadas dez unidades demonstrativas distribuídas pelos municípios, que vão receber 60 mil mudas da variedade para serem doadas aos produtores e suas associações.

Segundo Joselito, serão três unidades em Ilhéus e Itabuna, duas em Una, uma em Buerarema e outra em Canavieiras. Além do sul da Bahia, o Recôncavo receberá outras duas Unidades (Cruz das Almas e Sapeaçu). A previsão para o início do funcionamento das unidades é janeiro de 2015.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro