Tuzzi doa 20 leitos para atender casos de Coronavírus em São Joaquim da Barra
Produção em tempo recorde contou com o apoio dos colaboradores e vai atender hospital de campanha do município
A Embrapa Territorial desenvolveu uma plataforma que disponibiliza, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre a região Matopiba. A ferramenta será lançada nesta segunda-feira, dia 27 de abril, durante a cerimônia virtual alusiva ao aniversário da Embrapa. A expressão Matopiba resulta de um acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e identifica uma região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. A tecnologia é gratuita e pode ser acessada pelo endereço www.embrapa.br/geomatopiba.
A plataforma conta com dois pontos de entrada: o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. O GeoWeb Matopiba é um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos - em diferentes níveis territoriais - organizados nos quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. O produto foi lançado em 2015 e, desde então, está disponível para uso no portal da Embrapa Territorial.
Os painéis interativos, novidades lançadas pela plataforma, visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo, além de mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Os painéis estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Essas temáticas foram sumarizadas em um painel agregador, ponto de entrada na plataforma, que provê um panorama geral da agropecuária regional entre os anos de 2013 a 2018, em nível municipal.
A plataforma foi publicada de forma integrada com o portal da Embrapa, o que garante uma interface adaptável para diferentes telas, podendo ser visualizada também em dispositivos móveis. Todos os dados estão disponíveis para download em diferentes formatos.
A ferramenta veio para completar uma lacuna de dados espaciais da região. É o que avalia Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação do GeoMatopiba.
Segundo ela, os novos dados, atualizados e disponibilizados de forma integrada e bastante acessível, buscam ampliar o acesso à informação pelos diferentes públicos e facilitar a tomada de decisão ou, ao menos, suscitar novas perguntas. “Para aqueles que querem atuar ou já atuam no Matopiba, essa ferramenta é uma oportunidade”, considera Lucíola. A gestora complementa que o GeoMatopiba oferece uma oportunidade de facilitar diálogos e apoiar a extensão rural e a assistência técnica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura