Embrapa Hortaliças ministra curso para técnicos da Costa Rica

03.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Curso sobre Atualização em Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido reúne, de 01 a 06 de dezembro pesquisadores da Embrapa Hortaliças e técnicos do Instituto Nacional de Innovación Y Transferência de Tecnologias Agropecuárias (INTA), da Costa Rica. A iniciativa faz parte do convênio firmado em 2006 entre o INTA e a Embrapa, dentro do acordo de cooperação técnica estabelecido entre os países em desenvolvimento.

A programação do curso tem como base a viagem do pesquisador Nozomu Makishima a Costa Rica, no mês de setembro último, quando foram colhidas informações a respeito do nível das tecnologias utilizadas no cultivo protegido pelos agricultores daquele país. Nozomu explica que o convênio prevê quatro linhas de ação que serão desenvolvidas ao longo do período de doze meses.

A sua estada na Costa Rica fez parte da primeira dessas ações, seguida pelo treinamento, ora em curso, dos técnicos costa-riquenhos na Embrapa Hortaliças. A terceira, refere-se ao fornecimento de nossos materiais para serem lá testados, e a última envolve a ida de pesquisadores brasileiros àquele país com vistas a avaliar os resultados alcançados.

Na opinião do pesquisador, essas iniciativas representam uma grande contribuição para a Costa Rica que, “embora apresente maior índice de desenvolvimento entre os países da América Central, ainda engatinha no que tange à produção de hortaliças, que depende da importação de sementes dos Estados Unidos”.

ROTEIRO

Na área da Embrapa Hortaliças, os pesquisadores Henoque Ribeiro, Carlos Alberto Lopes, Ronessa Bartolomeu, Nozomu Makishima e Geni Villas Bôas abordarão temas como princípios do cultivo de hortaliças em ambiente protegido, irrigação e manejo do solo, irrigação e fertilização, irrigação e drenagem, doenças das hortaliças e manejo, melhoramento, hidroponia, gestão de pesquisa, estruturas de proteção e extensão rural, este último ministrado pelo técnico Carlos Banci, da Emater.

A programação também inclui visitas a produtores, instituições de pesquisa, extensão, comércio de hortaliças e frutas, e insumos. No encerramento, técnicos da Costa Rica e pesquisadores voltam a se reunir para uma discussão a respeito dos temas apresentados durante o curso, quando serão trocadas impressões acerca das experiências adquiridas.

Fonte: Embrapa Hortalicas - www.cnph.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro