EMATER/RS-Ascar terá papel fundamental no programa estadual de estímulo ao cooperativismo

30.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Marta Tejera

O presidente da Emater/RS, Lino De David, participou na manhã de hoje (30/08), durante a 34ª Expointer, da audiência pública referente ao Programa Gaúcho de Revitalização das Cooperativas (Recoop/RS), idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A audiência reuniu diversos setores ligados ao cooperativismo e teve como tema principal a apresentação do programa que será encaminhado ao governo do Estado para apreciação de entidades do setor. A proposta foi aprovada pelos participantes da audiência.

O programa se constitui em um conjunto de ações de apoio ao cooperativismo, mediante incentivo fiscal às cooperativas agropecuárias gaúchas de pequeno e médio porte, em especial aquelas já estabelecidas ou em processo de fundação, entre outras ações.

O plano inicial, ainda a ser apreciado pelo Executivo estadual, prevê também a introdução de melhorias técnicas gerenciais, produtivas e educacionais de forma a incentivar a produtividade. Além disso, conforme destacou o secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, a ideia é promover a interação entre as cooperativas, para que exista auxílio mútuo. As medidas têm o objetivo de sanar as dificuldades de gestão, que resultam em perdas evidenciadas em boa parte das cooperativas gaúchas. Conforme declarou Pavan há uma demanda social para uma ação diferenciada no Rio Grande do Sul em relação ao cooperativismo e que passa, inclusive, pelas ações de assistência técnica e extensão rural.

O atendimento à boa parte desta demanda será feito pela Emater/RS-Ascar. Conforme o programa que está sendo estruturado, a extensão rural terá a missão de constituir núcleos em cinco regiões do Estado para organizar a gestão nas cooperativas, bem como os processos produtivos e educacionais. “É uma estratégia que prevê colocar à disposição das cooperativas, profissionais de diferentes áreas para ajudar na produção, no planejamento, na gestão, na comercialização e, até mesmo, na classificação”, explicou De David. Conforme o presidente da Emater/RS este programa vai dar consistência às estruturas econômicas da agricultura familiar, o que é muito importante uma vez que a maioria dos produtores rurais gaúchos estão associados a cooperativas. Para o presidente da Instituição as cooperativas são fatores fundamentais na estruturação da agricultura familiar porque garantem organização, fortalecendo o desenvolvimento rural.

A Emater/RS- Ascar já está constituindo um grupo de profissionais para trabalhar a questão do cooperativismo em todo o Estado. Na última semana a Instituição anunciou a formação de um grupo formado por 25 profissionais com a missão de prestar assessoramento na gestão das cooperativas gaúchas. A proposta consiste na organização de cinco núcleos regionais com uma equipe composta por técnicos das áreas de produção, comercialização, planejamento, contabilidade, administração e educação. O mês de setembro foi reservado para a preparação destas equipes. Cada núcleo será responsável pelo atendimento a 40 cooperativas, beneficiando, ao todo, cerca de 200 entidades no Estado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro