Dow AgroSciences obtém licenciamento para nova tecnologia

11.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences, subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company, chegou a um acordo de licenciamento comercial exclusivo com a Plant Bioscience Limited (PBL), relativa a uma nova tecnologia que fortalece o sistema radicular das plantas e que tem importantes implicações para o futuro da agricultura.

 

A tecnologia foi desenvolvida pelo Drº Liam Dolan e colegas do John Innes Centre, um instituto mantido pelo Conselho de Pesquisas sobre Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC) em Norwich Research Park. A equipe clonou e caracterizou genes que podem ter papeis vitais para a ancoragem, uso da água e assimilação de nutrientes pelas plantas.

 

Esses genes têm uma forte presença nas plantas terrestres e já foi demonstrado que a tecnologia pode ser eficiente para melhorar os sistemas radiculares de plantas transgênicas representativas de importantes lavouras de diversas partes do mundo.

 

“A Dow AgroSciences está entusiasmada com esta oportunidade de colaborar com uma das organizações mais respeitadas no campo da biotecnologia”, declarou o vice-presidente de Pesquisas e Desenvolvimento da Dow AgroSciences e PhD Dan Kittle. “Ao combinar nossos conhecimentos sobre a biotecnologia das lavouras com a inovadora tecnologia da PBL, temos a possibilidade de melhorar a capacidade das plantas para sobreviver às situações de estresse, aumentar o uso dos nutrientes e oferecer estabilidade de produção em anos difíceis ou em partes do mundo onde as condições de crescimento sejam menos favoráveis”.

 

O uso dessa tecnologia pode levar a variedades melhoradas de plantas usadas na agricultura nos mercados já existentes e ajudar a abrir novos mercados.

 

“Estamos muito satisfeitos com o início dessa associação com a Dow AgroSciences”, comentou o diretor responsável da PBL, doutor Jan Chojecki. “Esta tecnologia tem um potencial real para beneficiar a agricultura e enfrentar os desafios globais para a produção de alimentos. A reconhecida capacidade da Dow AgroSciences no desenvolvimento e comercialização de novos produtos para a lavoura é a chave para chegarmos a este importante objetivo”.

 

O licenciamento comercial abrange diversas espécies vegetais importantes para a agricultura. A pesquisa foi desenvolvida no John Innes Centre pelo doutor Dolan com verbas do BBSRC. “O objetivo de nossa pesquisa é responder às questões-chave da biotecnologia e oferecer soluções para importantes problemas de segurança alimentar, produção de combustíveis, promoção da saúde e combate às doenças”, afirmou o diretor do John Innes Centre, professor Dale Sanders. “A tecnologia resultou de pesquisas básicas sobre a assimilação de nutrientes pelas plantas e demonstram a importância para a agricultura da obtenção de respostas para questões fundamentais”.

 

Carolina Chichetti

(11) 3811-2824

ML&A Comunicações

carol@mla.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro