DLG promove evento sobre culturas de nicho na Alemanha

Especialistas destacam que leguminosas só geram renda ao produtor com contratos, cooperação e estruturas de mercado sólidas

28.07.2025 | 14:20 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Stefanie Pionke

No evento “Inhouse Farming – Feed & Food Convention 2025”, que ocorre nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Hamburgo (Alemanha), especialistas apresentarão caminhos para transformar culturas de nicho em lavouras economicamente viáveis. Stefan Beuermann, coordenador do projeto LeguNet, e Klaus Martin Fischer, consultor da RSM Ebner Stolz, destacam que o sucesso depende menos da lavoura e mais da estrutura por trás dela.

Soja, ervilha, tremoço e fava ganham atenção como alternativas sustentáveis. Melhoram o solo, fixam nitrogênio e combatem plantas daninhas. Mas ainda não garantem retorno financeiro. "Sem transparência de preços, o produtor não consegue planejar", afirma Beuermann. Ele defende mercados resilientes e modelos de cooperação. Fischer completa: "as leguminosas só geram valor se inseridas em sistemas regionais integrados".

Ervilhas, por exemplo, ganham espaço por serem versáteis, com baixo potencial alergênico e boas para o clima. A indústria alimentícia busca insumos regionais e oferece contratos de cultivo. "O mercado de proteínas vegetais avança, principalmente no setor de alimentos", diz Fischer. Ele e Beuermann concordam: a geração de valor começa na organização da cadeia. Segurança no planejamento, parcerias sólidas e clareza de mercado definem o sucesso.

O evento promovido pela DLG (Sociedade Agrícola Alemã) também abordará temas como aquicultura, insetos, agricultura celular, algas e energia sustentável.

Mais informações em inhouse-farming.com/en/feed-food-convention

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025