Condições climáticas favorecem plantio da safra de milho no Rio Grande do Sul
A etapa Interior do Circuito Aprosoja 2014 foi concluída na última sexta-feira, em Campo Verde, somando 22 palestras nos principais municípios produtores de soja de Mato Grosso. A quebra de paradigmas foi a principal marca do evento, realizado em parceria entre Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Afinal, o foco principal foi a discussão de temas como ética, virtude e liderança para cerca de 4,7 mil pessoas.
“Um dos nossos principais focos é a permanente busca por novas lideranças. Sabemos que o nosso setor precisa se renovar para continuar relevante. Neste ano, saímos da pauta técnica e investimos numa abordagem mais subjetiva sobre o que é ser líder, e a receptividade do público foi muito boa”, observa o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk.
A palestra sobre “liderança” foi conduzida em todos os municípios visitados pelo Circuito Aprosoja pelo escritor paulista Luciano Pires. Numa abordagem que mesclava filosofia, ética e notícias, Pires questionou a tomada de decisões e lançou ao público o questionamento: “que tipo de líder você é?”. “Queremos líderes para o bem, líderes que nos alimentem, que nos incentivem a melhorar como pessoas.”
A tônica foi levada para além do evento. Durante o Circuito Aprosoja, diretores da associação se reuniram com os delegados da entidade em cada município para ouvir demandas da região, colher sugestões e críticas e reiterar a importância do amadurecimento de cada liderança. “O principal saldo que fica do evento neste ano é sabermos que plantamos a semente de lideranças mais maduras e éticas por todo o estado. É essa a maior contribuição”, pondera Tomczyk.
Os números mostram a grandeza do evento. Além do público de 4,7 mil pessoas até agora – pois ainda serão realizadas mais três edições do Circuito Universitários em Cuiabá – chama a atenção a quilometragem rodada nas quatro semanas de viagens: 6,5 mil quilômetros. Além das 22 palestras realizadas nos núcleos da Aprosoja-MT, houve 29 reuniões estratégicas e seis edições do Circuito Universitário.
Debate de temas estratégicos
O conteúdo do Circuito Aprosoja, no entanto, não ficou restrito ao tema “liderança”. Projetos de logística, a adoção do refúgio, soja safrinha, conjuntura de mercado e qualificação profissional foram os outros assuntos abordados no evento.
Analistas do Senar-MT apresentaram o portifolio de cursos para as cadeias produtivas de soja e milho e mostraram ferramentas que podem auxiliar o produtor na condução de seus negócios. Para os profissionais do Senar-MT que acompanharam os eventos do Circuito, o resultado foi muito positivo. Cada analista acompanhou uma etapa incluindo os eventos do Circuito Universitário. Na opinião de Eduardo Silveira, a participação proporcionou uma aproximação maior com o público alvo da instituição que é o homem do campo. “Pudemos ouvi-los e conhecer melhor suas necessidades”.
A analista de projetos do Senar-MT, Mariana Licursi acrescenta que foi a oportunidade de mostrar como surgiu o Senar e qual a missão da instituição junto trabalhador rural. “Já para o produtor foi a oportunidade de conhecer o que o Senar-MT tem para oferecer”.
Os analistas do Senar-MT também abordaram em suas palestras os programas especiais como Soja Plus, Sucessão Familiar, Academia de Liderança, Campo Aprendiz, Pronatec e outros como o Inclusão Digital que leva ao produtor noções básicas de informática e o Mutirão Rural da Cidadania que leva serviços gratuitos de confecção de documentos como Carteira de Identidade, e carteiras de trabalho.
A análise da conjuntura de mercado internacional foi feita pelo Diretor Executivo da associação, Marcelo Duarte, e a palavra mais repetida durante o Circuito Aprosoja foi “cautela”. “Estamos num momento e conjuga altos custos de produção, baixos preços e produção recorde nos Estados Unidos. O que vislumbramos é um cenário de dois ciclos muito apertados para o produtor”, alerta.
Já Ricardo Tomczyk aproveitou a proximidade com os produtores durante o circuito para levar um balanço do que a Aprosoja-MT tem feito neste ano. Na pauta, assuntos como o movimento Pró-Logística, os debates em torno de biotecnologia e as últimas notas técnicas da associação tiveram destaque. “É uma ótima oportunidade para alinharmos os temas mais polêmicos e deixarmos clara a nossa posição em cada um deles”.
O Circuito Aprosoja já está em sua nona edição em 2014, e há quatro anos conta com o apoio do Senar-MT como co-realizador. Neste ano, foi realizado de forma excepcional nos meses de agosto e setembro, mas em 2015 volta ao período tradicional – os meses de abril e maio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura