Prorrogado uso de defensivos à base de acefato em palma africana
No ano em que comemora a sua décima edição, o Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças volta a ser realizado em seu local de origem. A Embrapa Hortaliças já abriu inscrições com a perspectiva de atender, no período de 28 a 30 de julho, uma média de 100 participantes que receberão, a exemplo dos anos anteriores, informações e treinamentos em formato de workshop a respeito de fisiologia, patologia, beneficiamento, germinação e armazenamento de sementes.
O pesquisador e chefe-adjunto da área de Comunicação e Negócios da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, coordenador do curso, explica que a realização do evento em Brasília faz parte do rodízio iniciado o ano passado. "Em razão da demanda vinda de outras regiões, ficou estabelecido que o curso seria realizado de maneira intercalada, um ano em Brasília e o seguinte em outra localidade", destaca Warley. Ele lembra que no ano passado o curso foi realizado na Embrapa Semi-Árido, localizada em Petrolina, e atendeu estudantes, em sua grande maioria, e técnicos de empresas públicas e privadas da região Nordeste.
O pesquisador registra que a cada ano cresce o número de interessados em participar do curso, o que ele atribui a uma certa carência na formação de profissionais nessa área. "Mesmo os cursos de Agronomia, incluindo os de pós-graduação, não incluem essa área de conhecimento em sua grade de matérias, o que explica o fato de o nosso público ser constituído, em sua maioria, de estudantes", observa.
Warley lembra a inclusão do curso, desde 2009, em uma das vertentes do Programa Mais Alimento, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), lançado pelo governo federal em julho daquele ano. Com isso, segundo o pesquisador, o treinamento é passou a ser estendido a técnicos da Extensão Rural e das Organizações Estaduais de Pesquisa (OEPAs).
Além do programa do MDA, o curso tem o apoio de instituições como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCsem), a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), e empresas de sementes.
Em 2011, será a vez de os gaúchos trocarem ideias e informações sobre tecnologia de produção de sementes. "No próximo ano, seguindo o novo modelo iniciado em 2009, vamos atender a demanda do Rio Grande do Sul, na fila de espera desde que decidimos intercalar o curso", declarou o coordenador.
Embrapa Hortaliças
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura