Conta de luz pressiona inflação, que sobe 0,48% em setembro

Fim do Bônus Itaipu e bandeira tarifária vermelha elevam custo da energia e puxam alta do IPCA

09.10.2025 | 10:17 (UTC -3)
Revista Cultivar
Foto:  Markus Winkler
Foto:  Markus Winkler

A inflação oficial do país registrou alta de 0,48% em setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço foi impulsionado principalmente pela conta de luz. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 5,17%, acima do teto da meta do governo, fixada em 4,5%.

O grupo habitação teve a maior influência no índice, com alta de 2,97% e impacto de 0,45 ponto percentual no mês. Dentro do grupo, a energia elétrica residencial subiu 10,31%, revertendo a queda de 4,21% registrada em agosto. O subitem representou o maior impacto individual do IPCA, com 0,41 ponto percentual.

O aumento da tarifa de energia reflete o fim do Bônus Itaipu, concedido em agosto e que beneficiou mais de 80 milhões de consumidores. Em setembro, sem o desconto, as contas voltaram a subir. Outro fator foi a cobrança da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que adicionou R$ 7,87 para cada 100 Kwh consumidos. O mecanismo, acionado em períodos de seca, cobre o custo mais alto da geração por termelétricas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025